quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

DUAS SENSAÇÕES QUE ME SOLAPAM!


Há duas sensações que sempre me acompanham, um desejo insaciável por maior frutificação na vida e no ministério cristão e, ao mesmo tempo, o reconhecimento da minha total incapacidade e insuficiência para realizar meu desejo insaciável por maior frutificação ministerial.
A sensação de incapacidade aumenta quanto mais conheço a Bíblia e o meu próprio coração. Lendo as Escrituras percebo que aqueles homens que foram chamados por Jesus e andaram com Ele, sendo instruídos e orientados pessoalmente por Ele, durante quase três anos e meio ou mais, ainda tinham a necessidade de serem capacitados pelo Espírito Santo para realizarem a obra que Jesus os designara (cf. Lc 24.49; At 1.4-5,8). Quanto mais eu que não tive tal Mestre terrestre – o Deus-Homem! Isso me assombra! Outrossim, temo, quando vejo que as palavras de Jeremias são verdades pungentes, existenciais e gritantes a respeito do meu coração: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; que o conhecerá?” (17.9). Meu Deus, não apenas engano, mas perverso! Claro que nem mesmo eu conheço profundamente o meu próprio coração, mas, sei, que o Senhor o conhece e o esquadrinha (v.10). E isso me atemoriza mais e mais! Uno-me ao apóstolo Paulo que gritou: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7.25). Sim, deste lado de cá da eternidade, mesmo com minha alma redimida, ainda levo na caminhada a carga “do corpo desta morte”! Por isso gemo ansiosamente pela “redenção do meu corpo” (Rm 8.23) quando meu Senhor vier!
O ministério pastoral é extremamente eficaz em tornar um homem mais consciente de suas múltiplas inadequações.
No entanto, creio nas palavras de Paulo: “Não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa CAPACIDADE vem de Deus” (2Co 3.5). Continuo confiante: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu” (2Co 5.1-2), onde Cristo será tudo em todos para a glória de Deus Pai sob os auspícios da graça e unção do Espírito Santo!

Ivan Teixeira
Minister Verbi Divini

Nenhum comentário:

Postar um comentário