sexta-feira, 8 de julho de 2022

VOCÊ DEVE VIVER O QUE PREGA E PREGAR O QUE VIVE!

 

Sem dúvidas essa é uma frase linda quando nós a lançamos sobre outras pessoas.

Certa feita ouvir uma pregação do meu então pastor presidente Odilon Xavier na qual ele dizia que “pregamos uma mensagem que está acima de nós”. O que ele quis dizer é que sempre seremos falhos e nunca alcançaremos a plenitude da santidade do evangelho nesta vida, portanto a mensagem que pregamos sempre será perfeita apesar das nossas imperfeições (ainda bem que a fé salvadora vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus, Romanos 10.17). Não tenho dúvidas quanto a isso. Certamente nunca viveremos 100% o que pregamos e, talvez em certo sentido pregamos o que vivemos. Sim, só aquilo no que realmente somos bons vamos pregar, mas, concomitantemente não pregamos aquilo que não vivemos, pois escondemos por meio daquilo que vivemos. Noutras palavras, somos bons em lançar a frase epigrafada na conta dos outros, enquanto nossa conta permanece no vermelho. Nossas dívidas e endividamento são altos!

Você já notou que as pessoas são ligeiras e driblam a própria consciência quando vociferam os erros dos outros para esconder os seus próprios? São rápidas para trombetear os pecados alheios, mas lentos para resolver os seus próprios.

Normalmente, as pessoas que constantemente falam a frase epigrafada elas não vivem o que pregam. Elas pregam sobre o amor, mas não amam seus irmãos. Aliás, só amam aqueles que não falham com elas. Enquanto você não falha e não erra serás amado, mas no dia que você tropeça elas te odeiam. Outro exemplo: essas pessoas pregam sobre o perdão bíblico, mas quando você peca elas expõem os erros, assassinam reputações e vilipendiam vidas e ministérios. Onde fica o texto: “se teu irmão perca contra ti, vai e, em PARTICULAR com ele, conversem sobre a falta que cometeu” (Mateus 18.15, KJA). Esse é o primeiro passo para a restauração do irmão. Como diz o ditado: “pimenta nos olhos dos OUTROS é refresco (eu diria:  é colírio nos meus)”.

Enfim, sem mais delongas. Nós nunca vamos viver 100% do que devemos pregar, mas devemos nos esforçar para viver as implicações e os imperativos do evangelho, apesar das nossas imperfeições. A mensagem que devemos pregar – todo o conselho de Deus – é altaneira. Não posso deixar de pregar aquilo que não vivo, mas devo pregar para que eu mesmo seja confrontado e cresça sob os auspícios do poder do Espírito em santidade até alcançar “à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4.13).

Particularmente, nunca vou deixar de pregar certas verdades do evangelho só por ainda não ter sido santificado em determinadas áreas da minha vida. Como Paulo digo: “Não que eu já a [a ressurreição] tenha, ou que já tenha chegado a ser perfeito, mas corro para que alcançar aquilo para o qual fui alcançado por Jesus Cristo” (Filipenses 3.12). Sim, não vou ficar parado, inerte e enclausurado na derrota por que não alcancei a perfeição. Eu vou prosseguir! Eu vou correr! Eu vou avançar para a meta com o fim de obter a vitória do supremo chamado de Deus por meio de Jesus Cristo (v.14). Eu sei que mesmo não vivendo 100% do que prego, e até pregando o que vivo atabalhoadamente estou convicto pelas Escrituras que estou sendo transformado de glória em glória na imagem do Cristo pelo poder do Espírito Santo que em mim habita (2Coríntios 3.18; cf. Romanos 8.29).

Eu sei de uma coisa que não sou o que eu era (pecador não arrependido), e também não sou ainda o que devo ser (filho aperfeiçoado). Mas quando, o meu Senhor, se manifestar em Sua vinda serei semelhante a Ele, porque o verei como Ele é (1João 3.2), e terei um corpo igual ao corpo de Sua glória (Filipenses 3.21), e, indizivelmente participarei da natureza divina (1Pedro 1.4).

 

Que Deus nos ajude a pregar essa verdade tão altaneira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário