segunda-feira, 8 de março de 2021

MULHERES, ABRACEM O DOM DA FEMINILIDADE BÍBLICA


Em homenagem às mulheres da minha vida (mãe, esposa, filha, irmã, tias, primas e a todas as irmãs que oram por mim!; A todas as demais!).

O CENÁRIO!

Lamentavelmente, hoje em dia é completamente impopular e até um chamado a guerra defender a visão bíblica da feminilidade.  Isso não se passa apenas na cultura mundana, mas também no movimento evangélico brasileiro. No entanto, precisamos resgatar uma visão bíblica de mundo da feminilidade.

SÁBIAS PALAVRAS DE UMA MULHER CRISTÃ!

Para começar cito as penetrantes palavras e Elisabeth Elliot. Ela escreveu que a palavra “feminilidade”, já não se ouve com frequência. Tem se ouvido muito a palavra “feminista”. Tal palavra descreve um movimento antibíblico.

Alguns pensamentos que ela escreveu são dignos de nota. Ela coloca a “feminilidade” dentro de um contexto cristão.

Eu me encontrei muitas vezes na desconfortável posição de ter de atacar o óbvio e apoiar exemplos de feminilidade com relação a mulheres que quase se sentiam culpadas por serem femininas ou por serem mulheres. Lembro a você que a “feminilidade” não é maldição. Não é sequer uma banalidade. É um dom, um dom divino, para aceitar-se com as duas mãos e pelo qual agradecer profundamente a Deus, porque, lembre-se foi ideia de Deus [...].

Os dons de Deus são a masculinidade e a feminilidade dentro da raça humana, e jamais foram criados para ser motivo de qualquer competição entre eles. O filósofo russo Bergiath fez esta declaração: “A ideia da emancipação da mulher é baseada em uma profunda inimizade entre os sexos, em inveja e imitação”.

Quanto mais femininas formos, mais masculinos os homens serão e mais Deus será glorificado. Por isso digo a você, mulher: “Seja mulher. Seja apenas mulher. Seja uma verdadeira mulher em obediência a Deus”.

Sim, sua feminilidade é um dom de Deus, por isso abrace com as duas mãos e agradeça a Deus por ter sido criada por Ele para um propósito sublime e majestoso tanto na Criação quanto na Redenção. Benditas as mulheres!

A DECADÊNCIA!

A decadência da feminilidade começou no início dos anos 60, com a publicação do livro de Betty Friedan que defendia a ideia que mulheres fortes buscam o poder que determina o caminho para a auto-realização e a felicidade. Gloria Steinen perpetuou os ensinamentos de Friedan nos anos 70 e levou as ideias feministas para às mães e etc. Depois as ideias feministas se infiltraram no movimento evangélico. Hoje, lamentavelmente muitas mulheres nas igrejas têm substituído uma visão bíblica pela visão cultural e contemporânea da feminilidade. É triste, mas o movimento feminista tem crescido em nossas igrejas. Temos até Bíblias feministas que diluem muitos  textos bíblicos.

A VELHA SERPENTE!

No entanto, não foi nem Friendan nem Steinen que criaram a filosofia de que o poder provê auto-realização e felicidade; quem criou essa forma de pensamento foi Satanás, o maior inimigo das mulheres, ao sugerir essa mentira a Eva no Jardim do Éden (Gn 3.1-8) e a instigou a desafiar a ordem de Deus e abraçar suas próprias ideias para se tornar uma deusa.

O movimento feminista é uma deusa concebida pela filosofia de Satanás no Éden. Tal movimento tem trago grande danos nas igrejas evangélicas. Muitas mulheres em vez de obedecerem ao claro ensino das verdades bíblicas têm sucumbido ao canto da serpente para se tornarem as próprias deusas da história da humanidade. Para não dizer “as próprias deusas das igrejas: pastoras, apóstolas, bispas, papas e etc.” – (sei que isso vai levantar sobrancelhas, MAS NÃO ABRO MÃO DA VERDADE BÍBLICA SOBRE ESTES ASSUNTOS!).

Mulheres cristãs que desejam abraçar a feminilidade bíblica precisam entender as pressuposições de que Deus (1) a criou à Sua imagem (Gn 1.27) e (2) a projetou para cumprir funções específicas (Gn 2.18).

MULHER, PROMESSA DE DEUS!

A mulher foi a primeira promessa de Deus feita e cumprida. Após um período de nomeação dos animais e vendo que não encontrava “uma auxiliadora que lhe fosse idônea” (2.20), Deus cumpriu Sua promessa transformando a costela que tirara de Adão numa mulher (2.21,22).

As mulheres são frutos da promessa de Deus para o homem. Deus avaliou e viu que o homem não ficaria em bom estado só, pois o companheirismo, a comunhão e o amor recíproco entre iguais fazem parte da constituição da humanidade como criado a imagem e semelhança de Deus.

UM CHAMADO PASTORAL!

Conclamo as mulheres a se submeterem às Escrituras Sagradas!

Uma das características singulares da Bíblia é o modo que ela exalta as mulheres (O MOVIMENTO FEMINISTA DIMINUE AS MULHERES, TORNANDO-AS TOLAS E IMBECIS). Longe de diminuir ou desprezar as mulheres, a Escritura, muitas vezes, não poupa esforços para homenageá-las, enobrecer o seu papel na sociedade, família e não igreja, reconhecendo a importância de sua influência e exaltando as virtudes das mulheres que foram grandes exemplos de piedade.

As Escrituras estão repletas de orientações claras que instruem a mulher cristã a demonstrar sua feminilidade para que seja uma ajudadora idônea (Gn 2.18 – homens precisam disso!), exibindo graça (Pv 11.16), vivendo uma vida pura (1Pe 3.1,2), vestindo-se modestamente (1Tm 2.9; 1Pe 3.3), desenvolvendo “um espírito manso e tranquilo” (1Pe 3.4), submetendo-se a seu marido (Ef 5.22), e ensinando mulheres mais jovens (Tt 2.3-5). Provérbios 31.10-31 é uma passagem que apresenta um esboço literário completo da mulher, definindo o que é a feminilidade cristã.

Deus não mudou Sua opinião sobre as mulheres, Sua Palavra é eterna e tem autoridade no que revela. Essa Palavra é suficiente para que homens e mulheres encontrem a verdadeira identidade e estejam realizados na glorificação do bendito Criador que os fez segundo a Sua imagem e semelhança.


Que você seja bendita entre as mulheres!


IVAN TEIXEIRA

Minister Verbi Divini

Soli Deo Gloria!

Um comentário:

  1. Que maravilha...Palavra abençoada vinda de Deus direto aos nossos corações. Meu amor Deus continue te abençoando e usando sua vida de maneira especial. Sou grata a Deus por vc e por Ele derramar essa graça sobre sua vida.Te Amo

    ResponderExcluir