sábado, 6 de março de 2021

NÃO TORNE A FRASE “PARA A GLÓRIA DE DEUS” NUM CLICHÊ VAZIO!

É triste observar como as pessoas usam a frase “para a glória de Deus” como desculpa para fazer coisas que realmente não santificam o Nome de Deus. Tal atitude se torna um escudo que usamos para proteger qualquer “coisa espiritual” que venhamos a fazer.

Conta-se que o grande pregador Charles Spurgeon dizia que fumava charutos para a honra e glória de Deus. Porém, Bramwell Booth, fundandor do Exército de Salvação, considerava suas palavras “uma desculpa irreverente e nada religiosa” que incentivava os jovens a usarem tabaco.

Lamentavelmente, vemos pessoas, teólogos, pregadores e certos professores de teologia reverberando este mesmo sentimento de Spurgeon e embotando o entendimento e discernimento da juventude que vive num mundo marcado pelo álcool, drogas e prostituição (Nas Escrituras estas práticas estão relacionadas e os profetas de Deus sempre chamavam o povo de Deus ao arrependimento. Uma coisa chama a outra!). Tal posição tem levado dezenas de pessoas a viver uma vida marcada pelo pecado com a desculpa de que o fazem para a glória de Deus. Muitos usam textos isolados, e.g., 1Co 10.31, para justificarem suas práticas. É perigoso psicologizar, racionalizar e desculpar o pecado, como também o é “glorificar” o pecado.

Pergunto-me se não estamos postulando um pretexto para driblar a consciência que nos acusa à luz da Palavra de Deus destes pecados com a frase: "Faço isso para a glória de Deus"? Corremos o perigo de "glorificar o pecado" Com a ideia errônea de pecar mais e mais para a glorificação da graça de Deus em Sua manifestação em nós. Isso é perigosíssimo e não honra ao Santo de Israel! 

Não é a toa que ouvimos e vemos pessoas que se dizem crentes elencando as seguintes proposições:

- Vou dançar carnaval para a glória de Deus!

- Vou ser modelo e expor meu corpo para a glória de Deus!

- Vou construir uma boate gospel para a glória de Deus! 

- Vou fazer uma tatuagem para a glória de Deus! 

- Sou homossexual para a glória de Deus!

- Vou me embriagar para a glória de Deus!

- Vou me prostituir para a glória de Deus, pois o que importa é o coração e meu sentimento para com Deus!

Isso parece no mínimo piada, mas é sério! Li num artigo de uma revista evangélica o testemunho de uma jovem que se dizia cristã e que ela usava seu corpo bonito para ganhar os jovens para Jesus. Sua tática era se prostituir com eles, pois estava escrito, segundo ela, que devemos oferecer nossos corpos como sacrifícios (uma obtusa distorção de Romanos 12!). Então, ela usava seu corpo para atrair os jovens para a igreja após se prostituir. Todavia, ela se esqueceu (ou ignorou) que o texto de Romanos 12 diz que o sacrifício do corpo é para Deus e não para os jovens ou para a prostituição.

Viver para a glória de Deus é ser santo!

Em Romanos 6, Paulo exorta-nos a viver em novidade de vida para a glória de Deus. Essa novidade de vida é resultado necessário de uma vida salva pela graça soberana de Deus. A graça de Deus não te conduz a desgraça do pecado, mas para uma vida de ação de graças por meio da santificação do Espírito e fé na verdade.

Paulo escreveu que devemos glorificar a Deus em nosso corpo, pois o corpo pertence a Ele: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1Co 6.20, ARA).

Nossos membros já não são instrumentos do pecado, mas sacrifícios vivos que oferecemos a Deus como ressurretos dentre os mortos e como instrumentos de justiça (cf. Rm 6.13).

Quando Paulo escreveu em 1ª Coríntios 10.31, ele não quis dizem que devemos nos embriagar e fumar ou se prostituir para a glória de Deus. Pelo contrário, notem que no contexto ele combate exatamente a embriaguez dos coríntios e suas participações em festas pagãs onde havia orgias de tudo que era jeito. Ele disse que você não pode beber o cálice do Senhor (a Ceia) e o cálice dos demônios (1Co 10.21).

Então, cuidado para não profanar o santo nome de Deus com um suposto conhecimento teológico que te dá sinal verde para você pecar!

Vamos santificar o Nome de Deus renunciando os prazeres deste mundo. Paulo escreveu em Tito 2.11-14:

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens; educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a Si mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade, e purificar para Si mesmo um povo exclusivamente Seu, zeloso de boas obras.

A graça pedagógica de Deus gera em nós a justiça de Cristo pelo Espírito de santificação que em nós habita!


IVAN TEIXEIRA

Minister Verbi Divini

Nenhum comentário:

Postar um comentário