sexta-feira, 17 de julho de 2020

A VINDA DO ESPÍRITO SANTO E O NASCIMENTO DA IGREJA

Atos 2

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "Acts of the Apostles William S. Kurz, SJ"No Evangelho de Lucas, o ministério de Jesus foi lançado quando o Espírito Santo desceu sobre ele enquanto ele orava após o seu batismo no Jordão (Lucas 3:21-22). Aqui em Atos, o ministério da Igreja agora também começa quando o Espírito Santo desce sobre os cento e vinte homens e mulheres reunidos no cenáculo em Jerusalém. A "promessa do Pai" que Jesus instruiu seus seguidores a aguardar (Atos 1:4; ver Lucas 24:49) é agora concedida. A missão de Jesus, para ser luz para os gentios e glória para o povo de Deus, Israel (Lucas 2:32), deve ser perpetuada por seus seguidores, que agora estão capacitados por seu Espírito Santo.

2:1–4 A frase de Lucas de que o tempo do Pentecostes foi cumprido indica que a vinda do Espírito é a realização do plano de salvação de Deus. O termo tem a mesma conotação em Lucas 9:51: “Quando os dias para ele serem assumidos foram cumpridos”, isto é, quando chegou o momento para Jesus obedecer ao plano de Deus, viajando a Jerusalém para completar sua missão salvadora através da cruz. e ressurreição.

A festa judaica de Pentecostes, ou Semanas, cinquenta dias após a Páscoa, foi uma das três grandes festas de peregrinação de Israel (Dt 16:16). Foi originalmente uma celebração da colheita, mas depois também se tornou uma comemoração da entrega da aliança e da lei de Deus no Monte Sinai. Para os cristãos, a vinda do Espírito Santo cumpre este significado de Pentecostes. A celebração do dom da lei agora abrange a concessão da nova lei no Espírito (Rm 8:2), a redação da lei sobre o coração (Jr 31:31-34; 2Coríntios 3:2-6).

KURZ, William S. (2013). Acts of the Apostles. (Catholic Commentary on Sacred Scripture) (P. S. Williamson & M. Healy, Orgs.). Grand Rapids, MI: Baker Academic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário