sexta-feira, 17 de julho de 2020

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO: APENAS PARA OS APÓSTOLOS?

O conhecido pastor John MacArthur, o qual admiro, em seu Comentário do Livro de Atos, reconhece que o batismo no Espírito foi um evento posterior à conversão, afirmando que eles receberam-no "em forma pouco comum" (p.24), mas postula que é uma experiência exclusivamente para os apóstolos tendo em vista "os seus deveres especiais" (p.24).

Nenhuma descrição de foto disponível.TODAVIA, numa página anterior (p.23) ele tinha afirmado claramente que " ainda que a promessa do poder foi PRINCIPALMENTE para os apóstolos, também prevê SECUNDARIAMENTE que o poder habilitador do Espírito Santo se daria a TODOS os crentes" (p.23).

O ponto é que ele afirma que o evento como posterior à conversão se deu apenas para os apóstolos deixando de identificá-lo como um revestimento de poder - posterior à conversão - para TODOS os crentes, com vistas a missão de testemunhar ousadamente de Jesus.

Isso é um claro exemplo de como nossa Teologia Sistemática ou pressupostos teológicos que levamos ao texto nos impede de ver exatamente o que o escritor bíblico tem a nos dizer sobre o que ele escreveu - neste caso, o batismo no Espírito Santo como revestimento de poder e não como referência à conversão! O Dr. MacArthur num ponto de exegese bíblica chega a dizer isso. Ele afirma que esse batismo de poder - promessa do Pai - é primeiramente para os apóstolos, mas também para todos os crentes. Porém, no final seu pressuposto teológico e a não distinção da linguagem lucana da paulina o leva a dizer que, primeiro que essa experiência pós conversão é apenas para os apóstolos; segundo que TODO o crente já foi batizado no Espírito Santo ignorando assim a perspectiva de Lucas e o uso de suas terminologias. Ele enxerga tudo na óptica paulina! Isso é lamentável.

Para não ser muito extenso nestas minhas observações, apenas afirmo que o pastor MacArthur deixou escapar que para Pedro (e Lucas e os demais) o "batismo no Espírito Santo", "a promessa do Pai", o "poder do Alto", o "revestimento de poder" e etc., não é uma propriedade (ou promessa) SOMENTE para os apóstolos, mas, como disse Pedro em Atos 2.39: "Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar".

E para que não haja ambiguidade sobre a natureza da promessa, Pedro já tinha salientado para os seus ouvintes que a promessa é a descrita pelo profeta Joel (Atos 2.16-21) e não a de Ezequiel que é uma clara referência à conversão!

Ivan Teixeira.
MACARTHUR, John F. Comentario MacArthur del Nuevo Testamento: Hechos, p.23,24.Grand Rapids, Michigan 49505. Editorial Portavoz, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário