domingo, 23 de julho de 2017

POSSO EXPULSAR ALGUÉM DA IGREJA?

Expulsando Um Crente Da Igreja Local

Como pastor de uma igreja local, eu posso “expulsar” alguém da congregação?

O trabalho pastoral é um grande privilégio, não é pra quem quer ou pra quem corre atrás, mas para quem Deus chama. No entanto, é cheio de desafios, dores, lágrimas, tristezas e pesar.
Um desses grandes desafios é quando o pastor enfrenta problemas com membros rebeldes, escarnecedores e pecadores obstinados. O que fazer com certas pessoas, membros da igreja local, que se tornam críticos ferrenhos e destrutivos do ministério da igreja local? É lamentável que essas pessoas abram suas casas para falar mal da liderança, do pastor e da igreja como um todo.
Lamento em informar, mas essas pessoas têm sido instrumentos interno (dentro da igreja local) para desiquilibrar a comunhão e até destruir a igreja local. Essa é a única maneira pela qual o inimigo consegue destruir um ministério poderoso e bem-sucedido, que faz todas as coisas certas. Tem de vir de dentro. Satanás se utiliza de pessoas desleais, hipócritas (de duas caras), incoerentes, críticos patologizados e descontentes que estão dentro de todos os ministérios. Se essas pessoas tiverem liberdade para avançar em seu desígnio nefasto, arruinando tudo, como podem fazê-lo muito bem, elas destruirão a igreja. Paulo escreveu em 1ª Coríntios 3.16-17, que se alguém, obreiro ou membro da igreja local, “destruir a igreja” o Senhor irá destruí-lo. Veja que há a possibilidade, por meio de contentas, partidarismos e imaturidade de alguns, destruir a comunhão da igreja local. O juízo de Deus virá sobre tais!
O meu ponto é: O QUE UM PASTOR LOCAL ou A LIDERANÇA DE UMA IGREJA LOCAL DEVE FAZER COM TAIS PESSOAS?
Quem é pastor sabe que isso é dolorido, mas a orientação das Escrituras é “expulsar” tal pessoa! Sendo mais ameno: CONVIDÁ-LO PARA SE RETIRAR DA CONGREGAÇÃO LOCAL!
Citarei alguns textos e me deterei apenas num (Pv 22.10). Os demais podem ser estudados por você. Detalhe, eu não estou forçando os textos para adaptá-los ao meu ponto de vista. Você notará que as passagens principais falam num contexto de disciplina eclesiástica. Uma atitude firme que todo pastor de uma igreja saudável precisa ter para manter a saúde e comunhão da igreja local.
Provérbios 22.10: Lança fora o escarnecedor, e com ele se irá a contenda; cessarão as demandas e a ignomínia.

Que texto instrutivo! Primeiro você deve notar que o texto está falando de alguém que é caracterizado pelo escárnio. Essa pessoa vive escarnecendo dos outros (pastor, irmãos, igreja e etc.). Ela não o faz aqui e acolá, mas é marcado por isso. Ela é um escarnecedor! Sua vida é escarnecer do pastor e dos irmãos.
Essa pessoa é uma semeadora de contendas na igreja local. Já pastoreie membros assim. É triste e doloroso. Como disse certo escritor: “desavenças e exasperações às vezes surgem, não de uma situação [ou de uma denominação], mas de uma pessoa com atitudes erradas, que semeia contendas. Isso quer dizer que uma instituição [ou uma igreja local] pode precisar, não de reformas, mas da EXPULSÃO de um dos seus membros”[1].
A palavra hebraica é muito forte, garesh, “expulsa”. (cast out – inglês). A palavra hebraica para escarnecedor é lêts. Essa palavra ocorre 27 vezes no texto hebraico e a ARA a traduz sempre como “escarnecedor” no Livro de Provérbios (cf. Pv. 9.7; 9.8; 14.6; 15.12; 19.25; 20.1; 21.11; 21.24; 22.10; 24.9)[2]. Essa pessoa é orgulhosa e arrogante (Pv 21.24), se delícia no desprezo (Pv 1.22), é incapaz de ser disciplinada (Pv 9.7). Ela precisa ser expulsa para que haja paz na congregação (Pv 22.10). Que Deus nos ajude!

Você deve sair desta igreja agora!
Como pastor, nós devemos dizer a tais pessoas: “Você deve sair! Você não é parte de nós. Sua presença nesta igreja será apenas destrutiva”.
Eu lhe digo que não é fácil falar isso para uma pessoa. Porém, tem de ser feito para o bem e comunhão da igreja local. A Bíblia nos conta que quando Abraão estava em conflito com Ló, ele encaminhou o sobrinho para outro lugar! Abraão estava dizendo: “Se nós ficarmos separados, haverá paz, e a obra de Deus poderá prosseguir”. Paulo e Barnabé, por outra razão é claro, brigaram. A solução: não podemos andar mais juntos, siga teu caminho e eu o meu! E a obra continuou!
Uma pessoa desleal semeia contenda, ódio e murmuração. Esses sentimentos desleais são semelhantes à fumaça, que enche toda a casa. A única maneira de livrar-se dela é apagar o fogo, e abrir as janelas e as portas para receber luz e para que a fumaça saia.
Se quisermos uma igreja saudável, teremos de ministrar com amor e unidade. Se nós não conseguimos ser um, vamos parar de fingir. Veja, você deve encorajar as pessoas a saírem da igreja local se o seu coração não está em unidade com você e os membros. Jesus disse: “Quem não é comigo é contra mim.” (Mt 12.30ª). Se a pessoa não está “ajuntando” é melhor ela ir para outro lugar!
Se necessário, você deve implorar que saia. Nós devemos ser sérios a respeito disso. Se possível dê até dinheiro para pagar seu transporte e lanche na sua partida! Para que nós, os que amamos uns aos outros e temos confiança uns nos outros, possamos permanecer juntos e prosseguir trabalhando.

Livre-se dos fingidos
Não sei fingir. Simplesmente não sei fazê-lo. Contudo, há muitos fingidos na igreja. Eles fingem que o amam e apoiam, mas em seu coração o desprezam. Livre-se dessa rapaziada quando ela prejudicar a comunhão e a unidade da igreja local. Se ele for um fingindo “quieto”, deixei-o. Pois, creio que a Palavra de Deus é poderosa para transformá-lo.

Outros textos para você estudar
Mateus 18.15-20. O que temos aqui é uma congregação local (v.17). O objetivo da disciplina é a restauração, caso a pessoa se arrependa. Se for bem-sucedido “ganhaste teu irmão”. O quarto estágio da disciplina nesse texto, exige que o ofensor obstinado, seja excluído, considerado pela igreja “como gentio e publicano” (v.17). “A ideia não é simplesmente punir o ofensor ou afastar-se dele totalmente, mas retirá-lo da comunhão da igreja local por ser considerado uma influência danosa e, a partir daí, considerá-lo como alguém a quem se deve pregar o evangelho, não mais um irmão. Em última análise, o pecado pelo qual ele é excluído é a impenitência de um coração duro”[3].

1ª Coríntios 5.1-8: v.2: “[...], para que fosse TIRADO do vosso meio quem tamanho ultraje praticou”; v.5: “ENTREGUE a Satanás para a DESTRUIÇÃO da carne”, [...]; v.7: “LANÇAI FORA o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado”.
Paulo escreveu que “não é boa a vossa jactância” (v.6). Ou seja, não era bom que o sentimento de orgulho estava cegando-os para suas obrigações com relação ao pecado ostensivo que assolava a igreja. Se continuasse assim a igreja local seria destruída. Esse “fermento velho” contaminaria toda a massa. Era necessária uma atitude e ação enérgicas por parte dos líderes. O pecado não pode reinar na igreja local! Mas sim uma vida perdoada, restaurada e transformada pela Cordeiro Pascal (v.7)! Uma igreja local saudável precisa celebrar “a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e SIM com os ASMOS DA SINCERIDADE E VERDADE” (v.8). Que Deus nos ajude!
Paulo concluiu com essa séria advertência: 1ª Coríntios 5.9-13:
Já em Carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberão, ou roubador; com essa tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará. EXPULSAI, pois de entre vós o malfeitor.

Expulsando os que negociam na igreja e com a igreja
Há textos claros nas Escrituras nos quais nosso Senhor aparece expulsando do átrio do Templo aqueles que faziam da Casa do Pai uma casa de negócio e de salteadores. Qualquer pessoa que usa a Casa de Deus, a igreja local, para negociar seja no âmbito político ou empresarial precisa se expulso. Isso inclui pastores, líderes ou membros da igreja local. Uma igreja saudável não é um balcão de negócios (cf. Mt 21.12-17; Mc 11.15-19; Lc 19.45-48; Jo 2.13-22). A Casa de Deus tem propósitos definidos: oração, pregação, louvor, comunhão e etc.
O texto diz que o Senhor Jesus “expulsou todos do templo” (Jo 2.15). Nós devemos expulsar todos aqueles que não andam em conformidade com a doutrina que recebemos, seja ele pastor, líder ou membro.
Paulo escreveu em Romanos 16.17-18:
Rogou-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; AFASTAI-VOS deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.

João também escreveu: “Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas” (2Jo 10).

Creio que essas observações foram instrutivas e norteadoras para você!

Ivan Teixeira
Verbum Dei et Ministri Dei servus ecclesiae.


[1] KIDNER, Derek. Provérbios: Introdução e Comentário, p.144. São Paulo, SP, Brasil: Vida Nova, 1980. – (Série Cultura Cristã).
[2] Cf. biblehub - Englishman's Concordance. Brown-Driver-Briggs.
[3] MACARTHUR, John F. Bíblia de Estudo MacArthur, p.1240. Barueri, SP, Brasil: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário