TENHA EM MENTE!
Pode-se elencar cinco tarefas introdutórias:
• Falar sobre o nome, autor e data do Apocalipse.
• Expliquar as circunstâncias de João e seus primeiros leitores.
• Estudar um mapa que mostre a localização de Patmos e as sete igrejas.
• Identificar os dois temas do Apocalipse.
• Considerar quatro diretrizes para interpretar o livro.
Em nosso estudo do livro de Apocalipse nós devemos centrar-se em Jesus, que é o tema principal da Revelação. Nosso Senhor retornará ao triunfo sobre todo o mal. Primeiro, é necessário fazer um estudo panorâmico de todo o Apocalipse, para obter uma maior compreensão de Jesus. Isso nos dará uma boa perspectiva. Começando por Apocalipse 1, nós devemos considerar a visão que João teve do Cristo glorificado.
Ao estudar o livro de Apocalipse nós devemos enfatizam o tema menor deste precioso livro canônico. Este tema é que somente aqueles que escutam o Espírito e superam herdarão as promessas de Deus. O Espírito chama as igrejas ao arrependimento (caps. 2-3).
Às vezes pensamos que o arrependimento é apenas para os perdidos. Mas João enfatiza que o arrependimento é também para os crentes. Quão importante é para os crentes se arrependerem do pecado? Quão importante é ouvir o que o Espírito diz às igrejas? Considere as advertências e admoestações do Senhor Jesus Cristo.
• Os fiéis em Éfeso deixaram seu primeiro amor. Ele os advertiu para que se arrependessem, senão Ele tiraria o candeeiro desta igreja local.
• Os crentes de Pérgamo seguiam os desejos da carne. Ele advertiu-os a se arrependerem, ou então Ele iria lutar contra eles.
• Os crentes em Tiatira estavam cometendo pecados sexuais. Ele os advertiu para que se arrependessem, porque se não o fizessem, Ele os faria passar por uma grande tribulação e advertiu-lhes que mataria os crentes que seguiam Jezabel.
• Ele disse aos crentes de Sardes que não eram mais dignos de caminhar com Ele.
• Ele advertiu os orgulhosos e mornos crentes de Laodicéia de que Ele estava pronto para vomitá-los de Sua boca.
Não negligencie o ponto que João se concentra aqui. Os filhos de Deus devem se arrepender para receber as promessas do Céu. Aqueles que se recusam perderão sua herança e este não é um novo tema de João ou do Novo Testamento. Paulo escreveu que os filhos de Deus são guiados pelo Seu Espírito (Romanos 8:14). Ele disse que o Espírito controla aqueles em quem Ele permanece (Rm 8:8-9). Paulo também escreveu que aqueles que praticam o pecado não herdarão o reino de Deus (1Coríntios 6:9-11). Da mesma forma, João apenas está lembrando os crentes sobre o que ele escreveu anteriormente. Jesus disse que devemos ficar na videira. Os ramos que não permanecem murcham e morrem e são queimados (Jo 15:2,6). Mais tarde, João escreveu que "Todo aquele que permanece Nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não no viu, nem o conheceu. [...] aquele que pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, [...]" (1 Jo 3.6-8).
Quando ouvimos o Espírito Santo e nos arrependemos, vencemos. Então receberemos as promessas de Deus. Mais do que qualquer outro livro do Novo Testamento, o Apocalipse enfatiza a responsabilidade do crente. A graça de Deus é suficiente para cada pecado e para cada prova. Mas devemos escolher entre aceitar ou rejeitar sua graça. Deus não nos salvará sem nossa cooperação. Ele apenas salva aqueles, e somente aqueles, que escutam e obedecem ao Espírito. Deus nos salva UNICAMENTE pela obra de Cristo Jesus, mas como o livro de Apocalipse demonstra cada crente precisa vigiar, arrepender-se e perseverara até ao fim!
Ivan Teixeira
COLE, G. D., & MCGHEE, Q. (2011). Apocalipsis
y Daniel (Manual del estudiante). (A. E. Chavez & H. Griessman,
Trads., Q. McGhee, Org.) (Cuarta
Edición.). Springfield, MO: Faith & Action.
Nenhum comentário:
Postar um comentário