terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

DOIS GRANDES FUNDAMENTOS: GRAÇA E PAZ!


TEMA
(Os Dois Grandes Fundamentos da Igreja no Apocalipse)
Leitura Seleta: Apocalipse 1.4A.

Introdução: O livro do Apocalipse adquire agora a forma de uma carta que começa com uma saudação normal (v.4)[1].
O Apocalipse é direcionado aos “servos de Deus” (v.1); agora, no versículo 4, lemos “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia:”. E o que é mais importante, expõe a identidade de Deus que envia dita revelação para animar os cristãos que sofrem com a verdade de que Deus é maior que suas provas e tribulações[2].
Para uma igreja perseguida e aflita João lembra os dois grandes fundamentos de sua existência e preservação.
João invoca a graça e a paz de Deus para as igrejas. Essas duas grandes palavras do Cristianismo contêm toda base e subsistência da vida, ministério e igreja cristã.

I. Uma Igreja alicerçada na graça de Deus.
O termo “graça” (charis) é muito mais do que uma mera saudação grega. A saudação grega para saúde ou saudações seria chaire. Para João, e os escritores bíblicos, graça é o amor de Deus por aqueles que nada merecem, é o infinito favor imerecido operando nos corações e nas vidas de Seus filhos.
A graça é o favor divino que se mostra a raça humana, e a paz é aquele estado de bem-estar espiritual que se segue. Primeiro é graça e depois é paz. Você só pode ter paz com Deus se receber a graça de Deus. A graça de Deus faz com que Seu povo desfrute da verdadeira paz.
A fonte da graça e da paz é a Santíssima Trindade.

Algumas verdades precisam ser salientadas aqui:
Um livro da graça!
O Livro do Apocalipse começa com a “graça” (1.4), no seu prefácio e termina com a “graça” (22.21) no seu posfácio. A carta da graça de Deus!
A palavra mais importante do Novo Testamento, do Cristianismo e da vida cristã é “graça”. A compreensão desta palavra é de suma importância para a vida e subsistência da igreja.
A abundância das verdades desta preciosa palavra não deve passar despercebida daqueles leitores da Bíblia Sagrada. Se você leu a Bíblia e não foi impactado com as verdades contextual da palavra graça, então você não leu a Bíblia.
Vejamos algumas destas preciosas verdades:
1. A graça de Deus se manifestou a todos os homens
Lemos em Tito 2.11-13: Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.
A graça de Deus é uma manifestação de Sua bondade para com os miseráveis pecadores.
Escreveu William Hendriksen: La gracia de Dios es su favor activo que otorga el más grande de los dones a quienes merecen el mayor de los castigos[3].
A graça de Deus foi manifestada. Ela apareceu quando estávamos nas trevas moral e espiritual trazendo luz salvadora, libertadora e perdoadora para vivermos uma vida sensata, justa e piedosamente.
A graça de Deus penetrou nossas vidas e nos mudou.
John MacArthur escreveu: “Não é um simples atributo da graça, mas o próprio Jesus Cristo, a graça encarnada, a dádiva graciosa de Deus à humanidade caída”[4].
João escreveu:
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheia de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai. Porque todos nós temos recebido da Sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. (1.14,16-17).

2. Salvos pela graça de Deus
Lemos em Efésios 2.8-9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
O Cristianismo é a única religião que prega uma salvação pela graça.
O Cristianismo é a única religião que exclui qualquer vanglória do homem.
A mensagem do evangelho é a única que verdadeira mente nos traz esperança de vida eterna.

3. Eleitos pela graça
Romanos 11.5-7: Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou, e os mais foram endurecidos.
Se alguém falar que aqui está referindo-se apenas a eleição dos israelitas, coisa que não se restringe, podemos ler Efésios 1.4-6:
Assim como nos escolheu n’Ele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensível perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade, para louvor da glória de Sua graça, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado.

4. A justificação e o perdão dos pecados são pela graça
Lemos em Romanos 4.24: Sendo justificados gratuitamente, por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.
Paulo escreveu em Efésios 1.7: No qual temos a redenção, pelo Seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da Sua graça.

5. Firmados na graça
Lemos em Romanos 5.2: por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.
Esse texto é um grande consolo para todos os filhos e filhas de Deus, pois a graça que nos salva é a mesma que nos mantem firmes.

6. Recebemos dons para a edificação da igreja pela graça
Lemos em Romanos 12.6-8: tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina, esmere-se em fazê-lo; ou o que exorta, faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

7. Trabalhando com a graça
Lemos em 1Corintios 15.10: Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a Sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu; mas a graça de Deus comigo.

8. Crescimento na graça
Pedro escreveu: “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (1Pe 3.18).

II. Uma Igreja alicerçada na paz de Deus.
Uma igreja que recebe a graça de Deus passa a ter também a paz de Deus. Quando se recebe a graça, nosso coração recebe a paz (eirênê).
Lamentavelmente as pessoas procuram a paz, mas de forma errada e nas pessoas e lugares errados.
A paz é o maior desejo de pessoas e nações.
Pessoas e nações vivem em guerras, por isso desejam mais do que tudo no mundo a paz.
Mas, vejamos o que as Escrituras nos ensinam sobre a paz.
Lemos em Isaías 32.15-18:
Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto: então o deserto se tornará em pomar e o pomar será tido por bosque;
O juízo habitará no deserto, e a justiça morará no pomar.
O efeito da justiça será a paz, e o fruto da justiça repouso e segurança, para sempre.
O Meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos e tranquilos.

Isaías retrata as bênçãos milenares: o Espírito (v.15), prosperidade (v.15), justiça (v.16), e paz (v.17)[5].
A paz é uma das bênçãos do reino de Deus. Lemos em Romanos 14.17: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.
A verdadeira paz vem por meio da justiça de Deus manifestado em Cristo Jesus.

Jesus é o príncipe da paz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu Nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6).
Nosso Senhor disse em João 14.27: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Pedro pregou: “Esta é a Palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos” (At 16.36).
É necessário entender que as Escrituras referenciam algumas dimensões da paz:
1. Paz vertical:
Lemos em Romanos 5.1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Gálatas 5.22-23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.
Antes éramos inimigos de Deus. Não tínhamos paz relacionam com Ele. Tiago escreveu: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (4.4).

2. Paz horizontal:
Lemos em Efésios 2.14-18:
Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,

aboliu na Sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em Si mesmo um novo homem, fazendo a paz,

e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe, e paz também aos que estavam perto; porque, por Ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.

3. Paz introspectiva:
Lemos no Salmo 4.8: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só Tu me fazes repousar seguro”.
O salmista também pregou para sua alma: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.5).

4. Paz congregacional:
Lemos essa preciosa verdade em Atos 9.31: “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número”.

5. Paz fraternal:
O Senhor Jesus disse em Marcos 9.50: “Bom é o sal; mas, se o sal vier a tornar-se insípido, como lhe restaurar o sabor? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros”.
Paulo escreveu em Romanos 12.18: “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”.

Devemos fazer algumas distinções sobre a paz:
1. PAZ COM DEUS: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). Paz relacional!

2. PAZ DE DEUS: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” (Fp 4.7).
A paz de Deus guarda os cristãos da ansiedade, da dúvida, do medo e da angústia. Esta paz de Deus excede qualquer inteligência e sabedoria humana. Ela vem de Deus. psicólogos, psicanalistas e terapeutas comportamentais não conseguem captam a grandeza e a profundidade desta preciosa paz na vida de um cristão.
Deus concede a verdadeira paz, segurança e tranquilidade diante dos problemas da vida.
Paulo escreveu em Romanos 15.13: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo”.

3. O DEUS DA PAZ: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fp 4.9).
Romanos 15.33: “E o Deus da paz seja com todos vós. Amém”.
Romanos 16.20: “E o Deus da paz em breve esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco”.
  
III. A origem destes dois grandes alicerces de uma igreja bíblica.
Este é a primeira de quadro grandes mensagens de Deus para Sua igreja nos versículos 4-8: a graça e a paz de Deus são para a igreja[6]. A igreja deve saber que pode experimentar a graça e a paz. Essa é a primeira e grande mensagem para a igreja. Os grandes dons da graça e da paz agora estão disponíveis para todos os que creem.
A graça e a paz descrita aqui não se encontram no mundo, não veem dos homens ou das grandes empresas. Tais verdades não são promovidas por programas políticos e sociais. Estas preciosas dádivas, a graça e a paz, não são produtos dos pensamentos dos grandes filósofos.
A graça e a paz vêm unicamente do triúno, eterno e imutável Deus.
A graça e a paz vêm do Deus imutável e eterno: “da parte daquele que é, que era e que há de vir” (v.4).
A graça e a paz vêm da plenitude do Espírito Santo: “da parte dos sete Espíritos que se acham diante do Seu trono” (v.4).
A graça e a paz vêm do grande Salvador e Soberano Jesus Cristo: “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra” (v.5).
Paulo escreveu em 2Coríntios 13.13: A graça do Senhor Jesus, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

Soli Deo Gloria!


[1] MOUNCE, Robert H. Comentario al Libro del Apocalipsis, p.87. Viladecavalls, Barcelona, España: Editorial CLIE, 2007.
[2] KEENER, Craig. Comentarios Bíblicos con Aplicación: APOCALIPSIS, p.72. Miami, Florida, USA: Editorial Vida, 2013.
[3] HENDRIKSEN, William. Comentario Al Nuevo Testamento: Exposición de las Epístolas Pastorales, p.297. Kalamazoo Ave. SE Grand Rapids, Miami, USA: Libros Desafío, 2006.
[4] MACARTHUR, John. Bíblia de Estudo MacArthur, p.1681. Barueri, SP, Brasil: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
[5] RYRIE, Charles. A Bíblia Anotada, p.883. São Paulo, SP, Brasil: Mundo Cristão, 1994.
[6] Biblia de Bosquejos y Sermones, tom o 13, Apocalipsis, p.18. Grand Rapids, Michigan 49501, USA: Editorial Portavoz, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário