terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

VOCÊ TEM UM GRANDE VALOR!

 

TEMOS ALGUM VALOR PARA DEUS?

OBS. Esclareço que não defendo A ou B, mas impetro a questão à luz das Escrituras.

É triste perceber como as pessoas exageram em suas afirmações e ao mesmo tempo não procuram entender outras afirmações à luz das Escrituras Sagradas.

Recentemente um novo burburinho se ouve nas redes sociais ante a afirmação de um jovem pastor quando disse que nós temos o mesmo valor de Jesus para Deus. Claro que eu entendo que não somos Deus no sentido de divindade plena e membros da Santíssima Trindade, no entanto estamos no Deus-Homem e estamos sendo feitos participantes da natureza divina (2Pedro 1.4) nalgum sentido e que a Teologia Oriental chama de theosis (grego: Θέωσις) – a divinização (não significa que seremos deuses no sentido da Santíssima Divindade Trina). Não vou me aprofundar aqui, pois esse é outro estudo que a Teologia Ocidental precisa perscrutar com mais cuidado no lugar de fazer afirmações precipitadas. Outrossim, isso não tem nada a ver com a Confissão Positiva, mas pertence à Tradição da Igreja Ortodoxa.


Voltando ao ponto, é claro que não temos o mesmo valor de Jesus como a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, visto que Seu valor é eterno, no entanto podemos afirmar, teologicamente, que temos o mesmo valor de Jesus como Deus-Homem, o último Adão, nosso Irmão, pois somos coerdeiro com Ele da herança de Deus. Nós só fomos aceitos por Deus porque Ele mesmo nos vestiu da justiça de Cristo Jesus. Então, quando Deus nos vê e nos justifica é porque estamos vestidos da justiça de Cristo e por isso, para Deus temos o mesmo valor de Seu Filho porque estamos no Filho e vestidos com a justiça do Filho. Deus é tão justo que não nos aceita senão por causa de uma justiça perfeita e valorosa. Pois bem, nós a temos! Quando cremos em Cristo Jesus somos vestidos de Cristo Jesus. Assim como Cristo foi feito por Deus pecado por nós, agora, depois que cremos, fomos feitos por Deus justiça de Deus n’Ele (2Coríntios 5.21). E na vida cristão estamos sendo aperfeiçoados nesta justiça pela obra do Espírito Santo.


Em Cristo fui feito justiça de Deus, isso implica nalgum valor? Claro que sim! Nosso valor se encontra não apenas porque fomos criados por Deus, mas também porque o próprio Deus redentoramente nos fez “justiça de Deus” em Cristo Jesus. Duplo valor! Valor pela criação e também pela redenção! Isso coloca por terra essa teologia no seu espectro calvinista da desvalorização do ser humano com pretexto de glorificar a Deus (alguns já chamaram de teologia da miséria!). Nós glorificamos a Deus valorizando o que Deus valoriza. O homem e a mulher são preciosíssimos para Deus. E em Cristo e por causa d’Ele somos de grande estima. Portanto, não é errado ou antibíblicos dizer que temos o mesmo valor que Jesus Cristo como Deus-Homem, pois somos feituras de Deus em Cristo Jesus (Efésios 2.10).


Nós sabemos (ou pelo menos deveríamos saber!) que o Espírito Santo está nos transformando de glória em glória na imagem de Jesus (Romanos 8.29; 2Coríntios 3.18). Paulo escreveu que o nosso corpo será conforme/igual (gr. σύμμορφος = summorphos) ao corpo de Jesus na ressurreição: “corpo glorioso” (Filipenses 3.21). João disse que seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é (1João 3.2). Seria tolice – desculpe, mas não tenho outra palavra – afirmar que estamos sendo TRANSFORMADOS à imagem de Cristo pelo Espírito Santo, e que teremos um corpo CONFORME ao de Jesus e que seremos SEMELHANTES a Ele e não termos o mesmo valor de Jesus para Deus! A questão não é que somos o centro, mas que Cristo é o centro de nossa transformação e glorificação. Assim, disse Paulo, como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial (1Coríntios 15.49). Se em Adão fomos desvalorizados por causa do pecado na Queda, em Cristo, o Último Adão (v.45), somos valorizados por causa da Redenção: justificação, perdão, santificação e glorificação. Em Adão, criados à imagem e semelhança de Deus, somos valorosos para Deus pela criação; em Cristo, a imagem do Deus invisível (Colossenses 1.15), somos duplamente valorizados por Deus pela redenção. Paulo disse: “E vos vestistes do Novo, que se renova para o conhecimento, segundo à Imagem daquele que o criou” (3.10).


Então, se estamos em Cristo, revestidos de Cristo com a justiça de Cristo, sendo transformados na imagem de Cristo pelo poder santificador do Espírito Santo, participantes da natureza Divina por causa de Cristo, e seremos semelhantes a Cristo e teremos um corpo igual ao de Cristo, nós temos um grande valor tal como Cristo tem para Deus como Filho e o nosso Redentor. Quando o Senhor Jesus nos apresentar diante de Deus Pai dirá: “Eis-Me aqui a Mim, e aos filhos que Deus Me deu” (Hebreus 2.13). Pelo Espírito Santo somos feitos filhos e filhas de Deus no Filho Amado de Deus!


Agora, entenda que você é precioso ou valoroso para Deus como Cristo é por causa de Cristo e não por causa de você mesmo. Você como criatura de Deus tem um grande valor, mas agora, em Cristo e revestido de Cristo, o teu valor é igual ao de Cristo como Deus-Homem, o último Adão.


Se Deus deu o Seu melhor – acredito que todos estão de acordo, pelo menos o escritor de Hebreus entende que sim – Jesus Cristo, dificilmente não teríamos algum valor para Ele. Será que Deus daria o Seu único Filho para morrer por criaturas (para alguns: objetos) sem nenhum valor? Acho difícil! No entanto, certas Sistemáticas proclamam que sim! Como tenho dito: Esse é o perigo das Sistemáticas, pois tentam encaixar os textos bíblicos em suas caixinhas teológicas. E quando alguém faz uma afirmação que não se encontra em seu bojo Sistemático são logo taxados de hereges.


ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS

Vários textos bíblicos e afirmações teológicas mostram que o ser humano tem um valor todo especial para Deus.

1. Homem e mulher foram criados como Ser Humano segundo a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26,27). Isso sem dúvidas torna o homem um ser muito valioso para Deus. Davi disse que Deus o Criador “de glória e de honra” coroou a humanidade (Salmo 8.5; Hebreus 2.7).


2. Sabemos que certos anjos de Deus se rebelaram e pecaram contra Deus, mas o Senhor não enviou um redentor para resgatá-los. Porém, quando o homem e a mulher pecaram Deus enviou o Seu Filho Unigênito para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna – Essa vida eterna é a vida do Seu Filho. Sem dúvidas, o valor do homem, nalgum sentido para Deus, é mais do que o dos anjos. Aqui, tenho apenas um pressuposto teológico!


3.  Yahweh diz claramente que somos preciosos para Deus: “Visto que foste PRECIOSO aos Meus olhos, também foste honrado, e Eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida” (Isaías 43.4, ACF).


Eu poderia fazer uma dissertação sobre este texto, mas vale apenas destacar que o povo de Deus que Ele remiu (v.1), que Ele chama pelo nome (v.1), que Lhe pertence (v.2), que o próprio Deus estaria com ele (v.2) é PRECIOSO aos olhos de Yahweh, Deus, Santo de Israel e Salvador (v.3).


A palavra hebraica traduzida por “precioso” é יָקַר = yãqar, denotando algo de grande e inestimável valor. Essa palavra no léxico hebraico denota sempre coisas de estimado e grande valor: Raridade, caro, precioso e muito valorizado. Davi usou a mesma palavra hebraica para dizer: “Quão PRECIOSOS me são, ó Deus, os Teus mandamentos! Quão grandes são as somas deles!” (Salmo 139.17).


Nós não apenas temos valor para Deus como também somos bastantes preciosos e valorosos para Ele. Somos joias raras, povo estimado e valorizado por Deus, por isso fomos comprados por um valoroso preço!


4.Dificilmente um Deus valoroso resgataria para Si um povo sem valor por meio do sangue valoroso do Seu Filho!


5. Pedro escreveu: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o PRECIOSO sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1Pedro 1.18,19, ACF).


6. Paulo disse que “Cristo amou a igreja, e a Si mesmo se entregou por ela. Para apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5.25,27).


Dificilmente um noivo não veria valor inestimável em sua noiva amada, quanto mais o Senhor Jesus, porventura não enxergaria um valor grandioso na Sua amada noiva, apesar de suas falhas? Claro que Ele a ver com olhos preciosos, por isso está empenhado em santifica-la para aquele grande Dia.

Cristo é precioso para o cristão, e o cristão é precioso para Cristo!


7. Para os ansiosos discípulos, Jesus disse: “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós MUITO MAIS VALOR do que elas?” (Mateus 6:26, ARC).


8. “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; MAIS VALEIS vós do que muitos passarinhos”. (Mateus 10:29-31, ARC).


9. “Pois quanto mais VALE UM HOMEM do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados” (Mateus 12:12, ARC).


10. “E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de TODA PEDRA PRECIOSA. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda” (Apocalipse 21:19).


A cidade celestial é uma figura da Igreja. A cidade terá a caráter de seus moradores! Nós somos pedras vivas, sim pedras preciosas na construção do grande santuário para morada de Deus pelo Espírito Santo. Oh como somos preciosos para Deus!


Eu poderia fazer uma dissertação exaustiva sobre a temática, porém acredito que deixei claro!


Seria interessante pregarmos o que as Escrituras ensinam, sermos expositores do que a Bíblia diz e não meros achadores de versículos para provar nossa labuta Sistemática.


Num momento em que pessoas estão sofrendo de ansiedade, depressão e exterminando o bem mais precioso, a vida dada por Deus, por meio do suicídio e solapados por outros males da alma nós deveríamos mostrar o quanto cada alma é preciosa para o Senhor no lugar de desesperadamente defender meros Sistemas de homens com suas visões estreitas das Escrituras.


Reporto você para um belo hino do nobre cantor Armando Filho: VOCÊ TEM UM VALOR!


https://www.youtube.com/watch?v=qibR2uIE0Lc

Nenhum comentário:

Postar um comentário