segunda-feira, 29 de maio de 2017

APRENDENDO AS PRIORIDADES DA ORAÇÃO

Oração Modelo
Na oração do “Pai nosso” temos um esboço de prioridades que devem fazer parte de nossa vida de oração. Notem que o Senhor Jesus não nos disse: “Orareis esta oração”, ou: “Orareis segundo estas palavras”, mas Ele disse: “Portanto, vós orareis assim...” (Mt 6.9). A palavra “...assim...” é a tradução do vocábulo grego ou3twj, houtõs, e deveria ser entendido como “desta maneira”. O Senhor Jesus estava dizendo: “Deixem-se guiar por estes princípios gerais quando forem orar[1]. Em outras palavras, a assim chamada “Oração Dominical”, é realmente a oração modelo, o que significa que ela deve servir como parâmetro para as nossas devoções.
Qual é este esboço de prioridades que devem fazer parte de nossa vida de oração? Para não sermos longos, pois não é nosso propósito aqui, daremos uma pincelada nestas prioridades esboçadas pelo nosso amado Senhor.

Há Seis Petições na Seguinte Forma:
Petições com referência a Deus:
Seu Nome
Primeira petição v.9b
...santificado seja o Teu Nome;
Seu Reino
Segunda petição v.10ª
venha o Teu Reino...
Sua Vontade
Terceira petição v.10b
...faça-se a Tua Vontade, assim na terra como no céu;
Petições com referência a nós:
Nosso pão
Quarta petição v.11
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
Nossas dívidas
Quinta petição v.12
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
Nosso adversário
Sexta petição v.13
e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal...

Essa oração modelo é tão abrangente, pois dela depreendemos a glória de Deus como também as necessidades humanas. E o maravilhoso é que não só as necessidades atuais (quarta petição), mas também à nossa necessidade com referência ao passado (quinta petição), e ainda à nossa necessidade futura (sexta petição)[2] são também abrangidas.

Ivan Teixeira
Minister Verbi Divini



[1] BRANDT, Robert L. & BICKET, Zenas J em O Espírito nos Ajuda a Orar: Uma Teologia Bíblica da Oração 1ª Edição: 1996 – CPAD.
[2] Cf. HENDRIKSEN, William, Comentário do Novo Testamento: Mateus Volume 1 – Editora Cultura Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário