segunda-feira, 29 de maio de 2017

VENCENDO O DESÂNIMO!

Não Desanime!

Quando as pessoas se distraem das verdades da Palavra de Deus, o desânimo necessariamente chega e perde-se a perspectiva certa das coisas e a esperança embaça.
O desânimo pode dizer que somos inúteis e que estamos sem esperança, por isso ficamos irritados com as pessoas como Marta esteve com Maria (cf. Lucas 10.40).
A distração e o desânimo tendem a fazer com que tiremos os olhos de Jesus e de Sua Palavra para mirar nas outras pessoas.
Pessoas distraídas da Palavra de Deus tendem a sucumbir em meio às crises e problemas. Elas ficam desanimadas. Marta foi um exemplo e Elias outro.
No caso de Elias o profeta tinha experimentado a grandiosa demonstração do poder de Deus (1Rs 18), porém quando a rainha Jezabel o ameaçou de morte (1Rs 19) ele tirou os olhos e os ouvidos de Deus e de Sua Palavra e começou a desanimar em meio a ameaça.
A distração o fez perder a perspectiva correta de Deus e de Sua Palavra.
O desânimo o fez desistir, correr, abandonar seu companheiro e se esconder.
Tal como Marta, Elias deixou-se desanimar e mergulhou no poço lamacento da auto-piedade. A autopiedade tem imobilizado milhares de pessoas. As pessoas se acostumam com a canga da derrota e do pessimismo. Não tem animo pra nada.
Marta disse para Jesus: “Senhor, não te importas de que minha irmã tivesse deixado que eu ficasse a servir sozinha?” (Lc 10.40). Em outras palavras, “Jesus, o Senhor não tem dó de mim não é? Estou fazendo tudo sozinha!”.
Elias disse “Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a Tua aliança, derribaram os Teus altares, e mataram os Teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida” (1Rs 19.10). Em outras palavras, “Será que o SENHOR não está vendo que apenas eu sou crente? Os demais se desviaram!”.
A distração leva ao desânimo, o desânimo nos leva a autopiedade.
Muitos dizem: “Ninguém me ver!”;
“Ninguém me visita!”.
“Ninguém me valoriza!”.
“Ninguém se importa comigo!”.
“Acho que sou o único crente!”.
Marta dizia: ninguém se importa comigo! Acho que nem Deus se importa comigo!
Elias dizia: as pessoas não sabem que sou o único que fiquei! Será que Deus não sabe que eu fiquei só!
Notem que a distração leva ao desânimo, o desânimo a autopiedade e a autopiedade ao egocentrismo – ao egoísmo!

Uma pessoa autopiedosa pretende salvar sua própria pele. Lemos em 1Reis 19.3: “Temendo, pois, Elias, levantou-se e, para salvar sua vida, se foi e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço”.

CINCO ORIENTAÇÕES PARA VOCÊ LUTAR CONTRA O DESÂNIMO
1. Descanse: Algumas vezes nosso desânimo é resultado das atividades intensas do corpo ou da mente. Então, pare para descansar! O desânimo é a maneira comum do nosso corpo dizer que está cansado e que precisa relaxar, dormir, aquietar-se.
Lemos em Êxodo 34.21: “Seis dias trabalharás, mas, ao sétimo dia, descansarás, quer na aradura, quer na sega”.

2. Nova perspectiva: Ore a Deus para que Ele te conceda uma nova visão das coisas e de tua condição. O que parece ser uma montanha intransponível aos teus olhos é apenas um degrau aos olhos de Deus.
Lemos em Salmo 119.18: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua Lei”.

3. Paciência: Claramente a impaciência leva-nos ao desânimo quando as coisas não acontecem como desejadas por nós. É necessário sermos pacientes e saber que Deus está agindo em nosso favor.
Lemos em Romanos 12.12: “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes”.

4. Comunhão: O desânimo se alimenta do isolamento. O individualismo está em alta. Se as pessoas veem às congregações locais procuram o que podem receber, e não o prazer da comunhão e edificação recíproca.
A comunhão eleva nossa alma e afugenta a melancolia. Lemos no precioso Salmo 133.1-3:
Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o SENHOR a Sua bênção, e a vida para sempre.

5. Creia na Palavra de Deus: Três textos são fundamentais: “A minha alma está apegada ao pó: vivifica-me segundo a Tua Palavra” (Sl 119.25); “O que me consola na minha angústia é isto: que a Tua Palavra me vivifica” (v.50); “Estou aflitíssimo; vivifica-me, SENHOR, segundo a Tua Palavra”.

Quando estou desanimado e alquebrado pelas vicissitudes da vida e vou a uma congregação local e ouço apenas estórias e fábulas engenhosas, fico mais desanimado ainda. Entretanto, quando chego numa igreja local e ouço uma exposição da Palavra de Deus, saio vivificado, renovado e com ânimo novo.

O Senhor Jesus tem a última palavra. Ele nos exorta: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Ivan Teixeira
Minister Verbi Divini

2 comentários:

  1. Glórias a DEUS,Maravilhoso Pr,Ivan.
    Fiquei em dúvida sobre o de,Mergulhar no Poço lamacento da Auto Piedade,Pode me Falar algo mais sobre como seria isto?.Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  2. Glórias a DEUS,Maravilhoso Pr,Ivan.
    Fiquei em dúvida sobre o de,Mergulhar no Poço lamacento da Auto Piedade,Pode me Falar algo mais sobre como seria isto?.Graça e Paz.

    ResponderExcluir