quinta-feira, 11 de maio de 2017

CRENTE INDIVIDUALISTA


Não seja um crente individualista!


Lemos em Provérbios 18.1: “O solitário [individualista] busca o seu próprio interesse, e insurge-se contra a verdadeira sabedoria”. O crente solitário ou individualista sempre buscará seus próprios interesses. Ele nunca buscará a edificação da igreja. Ele usa a igreja para seus próprios interesses. Para ele a igreja torna-se uma plataforma para seus sonhos.
O crente solitário ou individualista não está preocupado com o bem-estar dos membros da igreja, ele se interessa por si mesmo. Seus interesses não são para o Reino, mas voltados para seu mundo individualista. A canção dos crentes individualistas está recheada do pronome “eu”.
O crente solitário não vem à igreja local com o pensamento: “o que devo fazer para ajudar meus irmãos?” MAS “o que esta igreja tem para oferecer-me?”. A pergunta de um cristão bíblico é: “Como posso servir aos meus irmãos?”; “como posso servir o Reino de Deus para a propagação do evangelho?”, e assim diante.
O crente solitário é autopiedoso. Ele sempre murmura: “ninguém me ver!”; “Nesta igreja ninguém se importa comigo!”; “Ninguém me visita!” (interessante é que ele não visita ninguém, mas quer que as pessoas o visitem. E quando visitam é pra falar mal da igreja) Ele sempre fica se lamentando nos cantos da igreja local.
Esse crente solitário é egoísta. Ele só pensa em si mesmo e tudo o que ele faz procura obter lucro para si, mesmo que isso seja em detrimento dos irmãos e da igreja local. Eugene Peterson faz a seguinte paráfrase do texto: “O egoísta que só olha para o próprio umbigo é uma afronta à vida em comunidade” (A Mensagem). O crente individualista é um potencial instrumento do diabo contra a comunhão da igreja local. Ele é um risco a unidade do povo de Deus. Ele pode destruir a vida em comunidade pelo seu egoísmo. Ele não vive para a comunidade, mas quer que a comunidade viva para ele.
Meu conselho é: Não seja egoísta, mas trabalhe para a edificação da igreja. Lemos em 1ª Coríntios 14.12: Assim também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja. Meus amados, pelo amor de Deus, se esforce para progredir na vida cristã procurando a edificação da igreja. Pois, quando a igreja for edificada, você que é membro da igreja também o será. Todavia, o crente individualista não consegue enxergar isso!
Quando você trabalha para a edificação da comunidade, você que faz parte da comunidade também será edificado. O crente solitário além de ser individualista, autopiedoso e egoísta é cego para a grande verdade da edificação da igreja.

Oh Deus nos ajude a trabalhar para Tua glória na edificação da Tua igreja!

IVAN TEIXEIRA
Minister Verbi Divini

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário