sexta-feira, 26 de maio de 2017

DEUS ESTÁ NO CONTROLE!

Quem Está No Comando?

O SENHOR tem estabelecido o Seu Trono nos céus, e o Seu Reino domina sobre tudo (Sl 103.19).


Introdução: Em seu livro O Conhecimento do Santo, A. W. Tozer escreve: “O que nos vem à mente quando pensamos a respeito de Deus é a coisa mais importante a respeito de nós mesmos”.

AS CARACTERÍSTICAS DE DEUS
Quando alguém que está completamente familiarizado com a Bíblia reflete a respeito de Deus, uma das primeiras coisas que lhe deve vir á mente é a Soberania Divina. Tal Soberania está profundamente enraizada nos Seus Atributos, diversos dos quais são cruciais para a capacidade que Ele tem de Reinar sobre todas as coisas.

Deus é Antes de Todas as Coisas.
Deus é antes de todas as coisasCl 1.17. Ou, como o primeiro versículo da Escritura coloca, no princípio, Deus... . Antes não havia nada, senão Deus, o Incriado. O salmista disse: De eternidade a eternidade, Tu és Deus Sl 90.2. Nunca houve um tempo em que Deus não tenha existido. De fato, Ele existiu desde sempre, antes de todas as coisas. Ele é chamado de “o Primeiro” e o “Alfa” (Ap 1.8; 1.17; 21.6). Freqüentemente, a Escritura refere-se a Deus existindo antes que o mundo existisse­ – Jo 17.5; cf. Mt 13.35; 25.34; Jo 17.24; Ap 13.8; 17.8.
Deus não existia somente antes de todas as coisas, mas existia antes do próprio tempo. Isso quer dizer que Ele é Eterno. Deus existia antes dos tempos eternos­ – 2Tm 1.9 ARA. Por final, Deus trouxe o tempo à existência quando fez o universo – literal “as eras” (Heb 1.2). Somente Deus possui imortalidade – 1Tm 6.16. Nós recebemos a imortalidade como um Dom (Rm 2.7; 1Co 15.53; 2Tm 1.10). Nossa imortalidade tem um começo; a de Deus, não.

Deus Criou Todas as Coisas.
Deus não somente existe antes de todas as coisas, mas Criou todas as coisas. No princípio Deus criou os céus e a terra – Gn 1.1. Todas as coisas foram feitas Ele, e sem Ele nada do foi feito se fez – Jo 1.3. Porque Nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele – Cl 1.16.
O mundo simplesmente não veio a existir por conta própria. Um Ser eterno, poderoso e pessoal trouxe o universo à existência. A Bíblia diz que Yahweh é o Criador Todo-Poderoso.

Deus Sustenta Todas as Coisas.
Deus não somente criou todas as coisas, mas a todas Sustenta. Ele é o Criador, mas também o Provedor e Sustentador de tudo que criou. O escritor aos Hebreus declara que Deus sustenta todas as coisas por Sua Palavra poderosa – 1.3. Paulo acrescenta que Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele Cl 1.17. João nos informa que Deus não somente trouxe todas as coisas à existência, mas também as mantém existindo. Ambas as coisas são verdadeiras porque por Tua vontade são e foram criadasAp 4.11. Há um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele (1Co 8.6; cf. Rm 11.36).

Deus Está Acima de Todas as Coisas.
O Deus que existe antes de todas as coisas por Ele criadas e as sustenta está também além delas e sobre elas. Ele é Transcendente. O apóstolo Paulo afirmou que há Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós – Ef 4.6. O Salmista declarou: ­Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o Teu Nome em toda a terra, pois puseste a Tua Glória sobre os céus! – 8.1. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a Tua Glória sobre toda a terra­ – 57.55. Pois Tu, SENHOR, és o mais Alto sobre toda a terra; Tu és muito mais Exaltado do que todos os deuses – 97.9; cf. 108.5. Estas afirmativas colocam por terra as teorias do Panteísmo e Deísmo.

Deus Conhece Todas as Coisas.
Além de tudo o Deus da Bíblia conhece todas as coisas. Ele possui Onisciência (omni = tudo; scientia = conhecimento). Que Deus é conhecedor de todas as coisas fica claro em inúmeras passagens das Escrituras. O salmista declarou Grande é o nosso Senhor, e de Grande Poder; o Seu Entendimento é Infinito – 147.5. Deus conhece tudo porque desde o princípio Ele anuncia o fim – Is 46.10. Ele conhece os verdadeiros segredos dos corações. O salmista confessou a Deus: Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo Conheces. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir – 139.4,6. De fato, “nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar – Heb 4.13”. O Apóstolo Paulo exclamou: Ó profundidade das riquezas, tanto da Sabedoria, como da Ciência de Deus! Quão insondáveis são os Seus Juízos, e quão inescrutáveis os Seus Caminhos! Mesmo os que no fim deverão ser salvo foram conhecidos por Deus – 1Pe 1.2 antes da fundação do mundo – Ef 1.4. Através desse Conhecimento Ilimitado, Deus é capaz de predizer o curso exato da história humana – Dn 2.7, incluindo-se nome de pessoas, gerações antes de elas terem nascido – Is 45.1. Aproximadamente duzentas predições foram feitas por Deus a respeito do Messias, e nenhuma delas ficou sem cumprimento. Deus conhece todas as coisas passadas, presentes e futuras. Ele não apenas prevê os acontecimentos, mas também origina, determina, controla e permite.

Deus Pode fazer Todas as Coisas.
Além disso, Deus é Todo-Poderoso. Não somente conhece todas as coisas de modo eterno e imutável, mas também é Onipotente (omni = tudo; potente = poderoso). Antes de realizar um grande milagre, Deus prometeu a Abraão: Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida e Sara terá um filho – Gn 18.14. Realmente, nada é impossível para Deus – Lc 1.37.
Ele não é somente Infinito (não-limitado) em Conhecimento, mas também é Infinito em Poder. Deus declara: Eis que Eu Sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para Mim? (Jr 32.27). Seu Poder é sobrenatural e é evidenciado pelos milagres que realiza subjugando as forças da natureza. Jesus, o Filho de Deus, andou sobre as águas (Jo 6), acalmou a tempestade (Jo) e até ressuscitou mortos (Jo 11).
Além disso, o Poder absoluto de Deus é manifesto na criação do mundo ex nihilo (do nada). Ele simplesmente falou, e as coisas vieram a existir (Gn 1.3, 6, 9, 11). Paulo o apresenta como o Deus que disse: das trevas resplandecesse a luz (2Co 4.6). O escritor de Hebreus declara que Deus está...Sustentando todas as coisas pela palavra do Seu Poder... (Heb 1.3).
Naturalmente, Deus não pode fazer aquilo que é realmente impossível de ser feito. Como é impossível para Deus fazer coisas contrárias à Sua natureza imutável, é compreensível que não possa fazer coisas contraditórias. A Bíblia diz que “Deus não pode mentir” (Tt 1.2), porque é impossível que Deus minta (Heb 6.18). E também Aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa (1Sm 15.29).
Outros exemplos: Ele não pode fazer um círculo quadrado. Nem pode fazer um triângulo com dois lados somente. Igualmente, Deus não pode criar outro Deus igual a Si próprio. É simplesmente impossível criar outro ser que não seja criado. Há somente um Criador Incriado (Dt 6.4; Is 45.18). Todos os demais seres são criaturas. Ele é o Criador Bendito, Fonte de Esperança!
Não obstante, Deus pode fazer qualquer coisa que seja possível de ser feita, que não implique contradição com Sua natureza. Não há limites para Seu Poder. A Bíblia chama-O de “o Todo-Poderoso” em inúmeros lugares (Gn 17.1; Ex 6.3; Nm 24.4; Jó 5.17).

Deus Realiza Todas as Coisas.
A Soberania de Deus sobre todas as coisas implica também que Ele faz tudo o que quer e que esteja coerente com Sua Natureza Santa. Isaías declara: O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará. {...} Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a Sua mão está estendida; quem, pois a fará voltar atrás? Novamente, ...Eu Sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a Mim. {...} O Meu Conselho será firme, e farei toda a minha Vontade. {...} Porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, e também o farei (Is 46.9-11). Paulo acrescenta: Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua Vontade (Ef 1.11). Pedro confirma isso, dizendo a respeito dos crucificadores de Cristo que Para fazerem tudo o que a Tua mão e o Teu Conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer (At 4.28; cf. 2.23).

Ivan Teixeira
Minister Verbi Divini


Bibliografia

ü  Bíblia Sagrada – Edição Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original – Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil – SBTB.
ü  Eleitos, Mas Livres – Norman Geisler – VIDA.
ü  Eleitos de Deus – R. C. Sproul – CULTURA CRISTÃ.
ü  Destinados Para a Glória – Hernandes Dias Lopes – CULTURA CRISTA.
ü  A Evangelização e a Soberania de Deus – J. I. Packer – CULTURA CRISTÃ.
ü  Chave Lingüística do Novo Testamento – Fritz Rienecker e Cleon Rogers – VIDA NOVA.
ü  Gramática Grega do Novo Testamento – Dr. Roberto Alves – KIRIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário