sexta-feira, 26 de maio de 2017

O DEUS SOBERANO!

A Soberania De Deus

Um Deus que existe antes de todas as coisas, Criador de todas as coisas, está além de todas as coisas, sustenta todas as coisas, conhece todas as coisas, pode todas as coisas e realiza todas as coisas, está também no controle de todas as coisas. Esse controle completo de todas as coisas é chamado Soberania de Deus.
A Confissão de Fé de Westminster diz o seguinte:
Desde toda a eternidade e pelo mui sábio e santo conselho de Sua própria Vontade, Deus ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece (cf. Ef 1.11; At 4.27-28; Mt 10.29-30; Ef 2.10), porém de modo que nem Deus é o autor do pecado (leia Tg 1.13; 1Jo 1.5), nem violentada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou a contingência das causas secundárias, antes estabelecidas (leia At 3.23; Mt 17.12; At 4.27-28; Jo 19.11; Pv 16.33; At 27.23, 24, 34, 44).

Nada toma Deus de surpresa. Todas as coisas acontecem porque Ele as ordenou desde toda a eternidade.
Precisamos também estar cientes do estreito relacionamento entre a Soberania de Deus e a Liberdade de Deus. A Liberdade de um soberano é sempre maior que a liberdade de seus súditos.
Quando falamos de Soberania Divina, estamos falando sobre Autoridade de Deus e sobre Poder de Deus. Como Soberano Deus é a suprema Autoridade do céu e da terra. Toda outra autoridade é uma autoridade menor. Toda outra autoridade que existe no universo é derivada e dependente da Autoridade de Deus. Todas as outras formas de autoridade existem ou pela ordem de Deus ou pela permissão de Deus.
A palavra autoridade contém em si a palavra autor. Deus é o Autor de todas as coisas sobre as quais Ele tem autoridade. Ele criou o universo. Ele possui o universo. Sua propriedade Lhe dá certos direitos. Ele pode fazer com o Seu universo o que for agradável à Sua Santa Vontade.
Da mesma maneira, todo o poder do universo flui do Poder de Deus. Todo o poder do universo é subordinado a Ele. Até mesmo Satanás não tem poder de agir sem a Soberana permissão de Deus (Jó 1.12; 2.6).
Cristianismo não é dualismo. Não cremos em dois poderes extremos iguais, trancados numa luta eterna pela supremacia. Se Satanás fosse igual a Deus, não teríamos nenhuma confiança, nenhuma esperança do bem triunfando sobre o mal. Estaríamos destinados a um impasse eterno entre duas forças iguais e opostas.
Satanás é uma criatura. Ele certamente é o mal, mas mesmo o seu mal está sujeito à Soberania de Deus, assim como o nosso próprio mal. A autoridade de Deus é absoluta; Seu poder é Onipotente-Absoluto. Ele é Soberano.

Deus Preordena Tudo Que Acontece.
Que Deus, de alguma forma, preordena tudo que acontece é um resultado necessário de Sua Soberania. Esta declaração não afirma qualquer teoria (calvinismo, arminianismo ou qualquer ismo). Somente declara que Deus é absolutamente Soberano sobre Sua criação conforme evidencia a Escritura. Deus pode preordenar coisas de diferentes modos. Mas, tudo que acontece deve, pelo menos, acontecer por Sua permissão. Se Ele decide permitir alguma coisa, então, num certo sentido, Ele a está preordenando. Quem, entre os cristãos, discutiria que Deus não pode, neste mundo, impedir alguma coisa de acontecer? Se Deus assim quiser, Ele tem o poder de parar o mundo inteiro.
Dizer que Deus preordena tudo o que acontece é dizer simplesmente que Deus é Soberano sobre Sua criação inteira. Se alguma coisa viesse a acontecer à parte de Sua Soberana permissão, então isso que aconteceu frustraria Sua Soberania. Se Deus se recusasse a permitir que alguma coisa acontecesse, e ela acontecesse mesmo assim, então o que quer que a tenha feito acontecer teria mais autoridade e poder do que o próprio Deus. Se existe alguma parte da criação fora da Soberania de Deus, então Deus simplesmente não é Soberano. Se Deus não é Soberano, então Deus não é Deus.
Se há uma única molécula neste universo correndo solta, totalmente livre da Soberania de Deus, então não temos nenhuma garantia de que uma simples promessa de Deus seja cumprida. Talvez essa molécula independente ponha a perder todos os grandiosos e gloriosos planos que Deus fez e nos prometeu. Se um grão de areia no rim de Oliver Cromwell mudou o curso da história da Inglaterra, então nossa molécula independente poderia mudar o curso de toda a história da redenção. Talvez essa única molécula seja a coisa que impede Cristo de Voltar.
Conhecemos a história: Por falta do casco, perdeu-se a ferradura; por falta da ferradura, perdeu-se o cavalo; por falta do cavalo, perdeu-se o cavaleiro; por falta do cavaleiro, perdeu-se a batalha; por falta da batalha, a guerra foi perdida.
Quando Bill Vukovich, o maior piloto de carros de sua época, tinha morrido num acidente, nas 500 milhas de Indianápolis. Descobriram, mais tarde, que a causa do acidente estava na falha de um pino que custava dez centavos.
Bill Vukovich tinha um surpreendente controle de carros de corrida. Era um piloto magnífico. Contudo, ele não era soberano. Uma peça que valia dez centavos custou-lhe a vida. Deus não tem que se preocupar com pinos de dez centavos destruindo Seus planos. Não há moléculas independentes correndo soltas surpreendendo Deus. Deus é Soberano. Deus é Deus!

Deus Governa Sobre Todas as Coisas.
A Bíblia confirma a Soberania de Deus de muitos modos. Exatamente como os soberanos terrenos controlam seus domínios, assim também o Rei Celestial está no controle de Sua criação. A visão que Isaías teve de Deus foi a de um Rei Celestial cujas abas das vestes enchiam o templo (Is 6). Deus é chamado o Grande Rei (Sl 48.2). Seu Reino é eterno porque o SENHOR se assenta como Rei, perpetuamente (Sl 29.10). E Ele é rei sobre toda a terra, porque o SENHOR é Rei eterno; da Sua terra perecerão os gentios (Sl 10.16). Ele é também um Rei Todo-Poderoso: Quem é este Rei da Glória? O SENHOR Forte e Poderoso, o SENHOR poderoso na guerra (Sl 24.8). Dessa forma, Deus governa sobre tudo: Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque Teu é tudo quanto há nos céus e na terra; Teu é, SENHOR, o Reino, e Tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glórias vêm de diante de Ti, e Tu Dominas sobre tudo, e na Tua mão há força e poder; e na Tua mão está o engrandecer e o dar a força a tudo.

Deus Está no Controle de Todas as Coisas.
Não somente Deus Governa sobre todas as coisas, mas também está no Controle delas. Jó confessou a Deus: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos Teus propósitos pode ser impedido (Jó 42.2). O salmista acrescentou: Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou (Sl 115.3) e, ainda: Tudo que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos (Sl 136.6). Nabucodonosor, reconhecendo o controle Soberano de Deus concluiu: E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a Sua Vontade Ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a Sua mão, e lhe diga: Que fazes?

Os Reis da Terra Estão Sob o Controle de Deus.
Salomão declarou que Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o Seu querer­ (Pv 21.1). Deus é Soberano sobre todos os outros soberanos. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19.16). Não há nenhum ser humano que não esteja debaixo do Poder de Deus.

Os Acontecimentos Humanos Estão Sob o Controle de Deus.
Deus não somente controla o coração dos reis, mas também está no controle de todos os acontecimentos da vida humana. Ele ordena o curso da história antes que ela ocorra, como predisse por meio de Daniel a respeito dos grandes reinos mundiais de Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma (Daniel capítulos 2 e 7). Aliás, o grande rei Nabucodonosor aprendeu de modo severo que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele (Dn 4.17). O Senhor diz: Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que como. Assim será a minha Palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei (Is 55.10-11).

Os Anjos Bons Estão Sob o Controle de Deus.
Deus não somente governa o reino das coisas visíveis, mas também o domínio das coisas invisíveis. Ele está “sobre toda a criação”, incluindo as “visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele (Cl 1.16)”. Os anjos comparecem diante do Seu Trono para obter ordens, a fim de que possam obedecer a elas (1Rs 22; Jó 1.6; 2.1). Eles constantemente adoram a Deus (Ne 9.6). Na verdade, ficam diante do Trono de Deus e ...Não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir (Ap 4.8).

Os Anjos Maus Estão Sob o Controle de Deus.
O domínio Soberano de Deus inclui não somente aos anjos bons, mas também os maus (Ef 1.21). Eles também, um dia, se curvarão diante do Trono de Deus, em total sujeição a Ele, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra (Fp 2.10; cf. Is 45.22, 23). De fato, os espíritos maus que enganaram o rei Acabe foram enviados do Trono de Deus. As Escrituras nos informam: Então ele disse: Ouve, pois, a Palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado sobre o Seu Trono, e todo o exército do céu estava junto a Ele, à Sua mão direita e à Sua esquerda. E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com o quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E Ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o mal contra ti (1Rs 22.19-23).

O Próprio Satanás Está Sob o Controle de Deus.
O próprio Satanás comparece junto com os anjos bons perante o Trono de Deus no livro de Jó (1.6; 2.1). Embora desejasse destruir Jó, Deus não permitiu. Satanás reclamou, dizendo a Deus que Ele protegia Jó de suas artimanhas colocando uma cerca ao redor de Jó (Jó 1.10). Deus tem o poder de amarrar Satanás no tempo em que desejar, o fará por mil anos (Ap 20.2). Como já foi dito: “O diabo está no cabresto de Deus!”.
Também os demônios do Diabo que caíram com ele (Ap 12.9; Jd 6) sabem que estão definitivamente perdidos. Dois deles gritaram diante de Jesus: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? (Mt 8.29). No fim, Satanás e todo o seu exército serão destruídos. O próprio Diabo sabe que lhe resta pouco tempo (Ap 12.12). Enquanto está presentemente vagueando sobre a terra (1Pe 5.8), ele faz assim somente com uma corda firmemente segura pela Mão Soberana de Deus. O Diabo está no cabresto de Deus!
Cristo veio para destruir as obras do Diabo (Heb 2.14), o que fez oficialmente na cruz (1Jo 3.8). E Cristo retornará para derrotar o Diabo definitivamente. João predisse como E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre (Ap 20.10).

Até as Decisões humanas Estão Sob o Controle de Deus.
Talvez a coisa mais difícil de entender é que Deus está no controle soberano de cada coisa que escolhemos, mesmo a nossa salvação. Porque Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito Daquele que faz todas as coisas, segundo o Conselho da Sua Vontade (Ef 1.11). Porque os que dantes conheceu também os predestinou para sem conforme à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que predestinou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou (Rm 8.29-30).
Segundo Paulo Deus nos elegeu nEle {em Cristo} antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor (Ef 1.4).
Pedro disse aos judeus que Jesus foi entregue pelo determinado Conselho e Presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos (At 2.23). Aliás, somente aqueles que são eleitos é que haverão de crer, porque Lucas escreveu que e creram todos quantos estavam ordenados {tetagmenoi “tetagmenoi” particípio perfeito passivo. Do verbo tassw “tassô” ou tattw “tattô” aparece oito vezes no NT grego e significa: ordenar, marcar posto, colocar (Lc 7.8; Rm 13.1; I Co 16.15) apontar, talvez aqui no sentido de arrolar, inscrever} para a vida eterna (At 13.48).
Outros versículos afirmam as ações de Deus sobre a vontade humana, mesmo no assunto da salvação. João declara que os filhos de Deus não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1.13). Igualmente Paulo afirmou: Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece (Rm 9.16 – Paulo está falando da eleição de Jacó e rejeição de Esaú para prosseguir a descendência messiânica). Ele acrescenta ainda palavras mais difíceis: Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer (Rm 9.18).
A Soberania de Deus sobre as decisões humanas inclui tanto aquela que estão a favor de Deus quanto as que estão contra Ele. Paulo afirmou que “todas as coisas {boas ou más} contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito (Rm 8.28)”.
Pedro, fazendo citação de Isaías (8.14), fala de Cristo: Ele é uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na Palavra, sendo desobediente; para o que também foram destinados (I Pe 2.8). Da mesma forma, Deus tem suportado ...com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição (Rm 9.22), Para que também desse a conhecer as riquezas da Sua Glória nos vasos da misericórdia, que para glória já dantes preparou (Rm 9.23) – cada um de acordo com a Vontade dEle.
A Soberania de Deus sobre as ações do homem implica até que direção ele tomará, afirmou Salomão quando disse: Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? (Pv 20.24).
As atitudes dos homens são controladas por Deus. Isaías clama: Por que, ó SENHOR, nos fazes errar os Teus Caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que não te temamos? Volta, por amor dos Teus servos, às tribos da Tua herança (Is 63.17). É dito de Faraó que o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel... (Ex 14.8). Deus teve propósito ao endurecer o coração de Faraó e companhia como disse a Moisés Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles (Ex 10.2). Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os Meus sinais e as Minhas maravilhas (Ex 7.3).
Não importa o que mais possa ser dito: a Soberania de Deus sobre a vontade humana inclui Sua Graça, que toma a iniciativa, busca, persuade e salva, sem a qual ninguém seria ou será salvo. Porque Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus (Rm 3.11). Nós o amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro (I Jo 4.19). Na verdade, ninguém vem a Jesus Cristo se o Pai não o trouxer (Jo 6.44).

Ivan Teixeira

Soli Deo Gloria!

Bibliografia

ü  Bíblia Sagrada – Edição Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original – Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil – SBTB.
ü  Eleitos, Mas Livres – Norman Geisler – VIDA.
ü  Eleitos de Deus – R. C. Sproul – CULTURA CRISTÃ.
ü  Destinados Para a Glória – Hernandes Dias Lopes – CULTURA CRISTA.
ü  A Evangelização e a Soberania de Deus – J. I. Packer – CULTURA CRISTÃ.
ü  Chave Lingüística do Novo Testamento – Fritz Rienecker e Cleon Rogers – VIDA NOVA.
ü  Gramática Grega do Novo Testamento – Dr. Roberto Alves – KIRIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário