sexta-feira, 19 de maio de 2017

LÍDERES OS GRANDES INIMIGOS DA OBRA!

Líderes, Os Grandes Inimigos da Obra!

Desde muito cedo li sobre um diálogo do conhecido evangelista D. L. Moody. Alguém perguntou para ele: “Quais são os grandes inimigos da obra?”. De pronto ele respondeu: “Os obreiros!”. Até mesmo o grande pregador Charles Spurgeon disse que uma das armas secretas de Satanás é um líder hipócrita. Lamentavelmente percebemos estas verdades. Muitos líderes e pastores são grandes obstáculos a biblicidade e a renovação de uma igreja. São líderes e pastores que levam o povo para longe de Deus por meio de metodologias e programas mundanos. Aliás, até nós mesmos escorregamos de vez em quando e nos tornamos obstáculos à obra de Deus. Urge a necessidade de arrependimento para que sejamos renovados e usados poderosamente por Deus.
Muitos daqueles que deveriam trazer edificação, estão promovendo destruição. Muitos líderes que deveriam levar o povo para ter atenção bíblica, estão destruindo-os com distrações mundanas e shows carnais. Outros promovem uma agenda de entretenimento e não uma agenda de exposição bíblica contundente. Ainda outros pastores mergulham o povo numa série de campanhas mirabolantes como uma metodologia para atrair pessoas às igrejas locais.
Devemos sempre ter em mente que há uma estreita relação entre a piedade dos líderes e a revitalização da igreja. O conhecido pregador batista e evangelista John R. Rice responsabiliza os líderes pela crise e rotina fria da igreja. Diz ele que “não é o pecador que é duro. O problema é o pastor ou professor da Escola Bíblica Dominical. Eu acho mais fácil levar o bêbado ou a prostituta para Deus do que atear fogo num pregador, para ganhar almas”. Oh Deus precisamos do fogo do Teu Espírito em nossa vida e ministério!
Creio que poderíamos colocar dessa forma: “Ou lançamos fogo nos líderes ou lançamos os líderes no fogo!”.
Lemos algumas observações e exortações na Bíblia sobre os líderes:
Joel 2.17: Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a Tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus?

Oséias 4.6: O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de Mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também Eu Me esquecerei de teus filhos.

v.9: Por isso, como é o povo, assim é o sacerdote; e castigá-lo-ei pelo seu procedimento; e lhe darei o pago das suas obras.

Alguns líderes desejam ser celebridades a homens humildes
O pastor John MacArthur escreveu com precisão as seguintes palavras:
Tanto a igreja quanto o mundo parecem ter negociado a noção de liderança pela celebridade. Os heróis de hoje são pessoas que são famosas por serem famosos. Eles não são necessariamente (e nem mesmo normalmente) homens e mulheres de caráter. A liderança verdadeira está seriamente em falta[1].

Porém, de certo modo, escreveu MacArthur, o vazio da liderança apresenta uma tremenda oportunidade. O mundo e a igreja estão clamando por líderes – líderes grandes heróis, nobres, confiáveis, humildes, homens e mulheres de caráter. (e.g., Sérgio Moro – um grande herói nacional).

A importância da liderança
Uma igreja está de pé ou caída com sua liderança. Por isso os ataques mais ferrenhos e nebulosos de Satanás são contra os líderes chamados por Deus. Contra os melhores líderes, Satanás invariavelmente tentará incitar um Corá (o rebelde que organizou uma revolta contra Moisés) ou um Absalão (o filho desobediente que liderou uma rebelião contra a regência de Davi). É por isso que a Bíblia diz que “a rebelião é como o pecado de feitiçaria” (1Sm 15.23). Desafiar um líder que é chamado por Deus é na verdade um pecado peculiarmente satânico.
A importância da liderança é tão grande para a edificação, crescimento e maturidade da igreja que os ataques febris de Satanás são direcionados contra ela.

Satanás fará de tudo para barricar os caminhos de uma liderança bíblica
Não há dúvidas de que Paulo seja um dos maiores líderes do Cristianismo bíblico. Jesus o escolheu, e o usou poderosamente para expansão do Seu Reino e para a fundação, edificação, crescimento e maturidade de Sua igreja.
Ter Paulo por perto era um grande privilégio e alegria para a igreja, todavia um grande desespero para Satanás e seus demônios.
O arqui-inimigo da obra de Deus e de Sua igreja fará de tudo para barricar os caminhos de líderes como Paulo.
Temos um incidente bíblico que demonstra como o caminho de Paulo foi barrado por Satanás para chegar à cidade de Tessalônica.
Lemos em 1ª Tessalonicenses 2.17-18:
Ora, nós, irmãos, orfanados por breve tempo de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente. Por isso quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas), contudo Satanás nos barrou o caminho.

Sim meus nobres companheiros, o diabo fará de tudo para obstaculizar nossa vida e ministério impedindo-nos de continuarmos a ser instrumentos de Deus para edificação de Sua igreja.
Uma coisa é certa: “ou o diabo se tornará um obstáculo a nossa liderança ou nos tornamos um obstáculo à edificação da igreja!”.
Sejamos, pois líderes comprometidos com Deus e Sua igreja!
  

Ivan Teixeira,
Minha consciência é escrava da Palavra de Deus!



[1] MACARTHUR, John F. O Livro Sobre Liderança, p.15. São Paulo, SP, Brasil: Cultura Cristã, 2009.

Um comentário: