segunda-feira, 8 de maio de 2017

ONDE ESTÃO OS HOMENS FIÉIS, VERDADEIROS E IDÔNEOS?

ONDE ESTÃO OS HOMENS FIÉIS, VERDADEIROS E IDÔNEOS?


É difícil vivermos num meio onde prevalece a falsidade, a infidelidade e a imaturidade. É massacrante ser ladeado de pessoas cujo caráter é dúbio. É lamentável e dolorida a convivência com pessoas em que você deposita confiança, mas no fundo elas não são honestas com você.
Muitas delas são pessoas que você investiu tempo, dedicação, carinho e abriu-se em amizade e comunhão. Pessoas em que você confiava. Pessoas que você pensava que eram fiéis a Deus no ministério exercido e liderado por você. Oh, como é gritante o número daqueles que são falsos, infiéis e imaturos no santo ministério.

Há algum ensinamento nas Escrituras a este respeito? Parando para meditar em meio a dor, eu pude observar alguns textos.

1. Pessoas dúbias.
Tiago escreveu:
ARA: “o homem de ânimo dobre [δίψυχος = “de dobre ânimo”, dubiedade. Diferente de i)soyuxov = ἴσος [igual] e ψυχή [vida, alma]], inconstante em todos os seus caminhos” (Tg 1.8).

GREGO: ἀνὴρ δίψυχος, ἀκατάστατος ἐν πάσαις ταῖς ὁδοῖς αὐτοῦ.
Transliteração: “anêr (homem) dípsukos (de alma dupla), akatástatos (não postado abaixo) en (em) pásais (todos) taîs (os) hodoîs (caminhos) autoû (dele)”.
“homem (varão) de alma dupla (de duas mentes) (irresoluto), não postado abaixo (instável) (inconstante) em todos os caminhos dele (em todos os seus caminhos)”.

Nota exegética: δίψυχος. Este término (Tg 4.8) denota a la persona «dividida». Detrás de él se halla el pensamiento veterotestamentario del corazón dividido (cf. Dt 29.18; Ez 14.3ss).

BJC: “Por ter a mente dividida, é instável em tudo o que faz”.

No contexto a “pessoa de coração dobre” (ARC) é descrita como:
(1) duvidando: Tiago exorta diante da necessidade de sabedoria, pedi-la com fé, em nada duvidando (v.6).

(2) impelida e agitada pelo vento: “[...], pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento” (v.6b).
Paulo tinha exortado os crentes em Éfeso ao amadurecimento e constância “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro” (Ef 4.14).
Paulo descreve “como meninos” aqueles que vivem “agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina”. Essas pessoas são imaturas. Em 1a Coríntios 3.1-3, Paulo as chama de “carnais”, “crianças” e que “andam segundo os homens” deste século, ou seja, acolhendo a sabedoria do mundo em vez de abraçar a sabedoria de Deus revelada na cruz de Cristo.

(3) inconstante em todos os seus caminhos: “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (Tg 1.8).

(4) não alcança do Senhor coisa alguma: “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa” (Tg 1.7).

Você que vive assim precisa tomar uma decisão:
1. Transforme sua mente
Paulo exorta-nos em Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

2. Tome posição de servir a Yahweh
Josué exortou ao povo de Israel:
Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses do amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR (Js 24.25).

3. Procure ter “um coração e alma”
Lemos em Atos 4.32: “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum”.
Grego: Τοῦ δὲ πλήθους τῶν πιστευσάντων ἦν καρδία καὶ ψυχὴ μία, καὶ οὐδὲ εἷς τι τῶν ὑπαρχόντων αὐτῷ ἔλεγεν ἴδιον εἶναι, ἀλλ’ ἦν αὐτοῖς πάντα κοινά.

Que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó transforme não apenas às pessoas que estão ao nosso lado, mas principalmente a nós mesmos para que sejamos instrumentos d’Ele para burilar aqueles que estão ao nosso redor para o engrandecimento de Jesus Cristo, Senhor e Salvador nosso.


Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário