sábado, 20 de maio de 2017

PASTORES BODES e PASTORES INÚTEIS

Os pastores bodes!

Deus constituiu os pastores como responsáveis por todos os que estão em seu rebanho. Cada pastor recebeu de Deus a incumbência de apascentar as pessoas que Deus o responsabilizou.
O profeta Zacarias advertiu que a ira de Deus queima contra os pastores-bodes-líderes. “Contra os pastores se acendeu a Minha ira, e castigarei os bodes guias; mas o SENHOR dos Exércitos tomará a Seu cuidado o rebanho, a casa de Judá, e fará desta o Seu cavalo de glória na batalha.”. (Zc 10.3)
Deus por meio de Seu profeta repreende os falsos líderes. Porque os líderes procuravam uma base para conselhos na direção errada, eles não conseguiam serem bons líderes, e o povo vagueava sem destino. Deus os chama de bodes guias.
Os pastores bodes são todos aqueles que procuram uma base para sua vida e ministério na cultura circundante e nos movimentos de crescimento de igrejas de sucesso rápido em detrimento das verdades do santo evangelho. Eles, como diz o versículo dois (Zc 10), se consultam com os ídolos do lar, com os adivinhos e ficam prazerosos com sonhos enganadores. O paralelo moderno é o interesse de muitos líderes por aquilo que é inovador no mundo secular. Muitos procuram guiar o rebanho de Deus pelos princípios de marketing tão presente no comércio atual. Eles negligenciam as verdades de Deus em Sua Palavra. Muitos hoje ignoram Deus totalmente e dizem que não há problema que o homem em sua sabedoria e ciência não possa resolver.
Que Deus nos ajude e nos livre deste tipo de líderes que estão mais preocupados com o reconhecimento do secularismo humanístico do que em pautar suas vidas e ministério na verdade bíblica.


Os pastores inúteis!

O profeta Zacarias pronunciou um ai especial sobre o pastor que abandona e não tem cuidado com o rebanho. “Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho; a espada lhe cairá sobre o braço e sobre o olho direito; o braço completamente se lhe secará, e o olho direito de todo se escurecerá.”.
A responsabilidade pelo caos no rebanho e no mundo está totalmente sobre as costas dos homens que Deus constituiu para guiar e apascentar Seu rebanho.
O pastor não tem o mesmo direito de fugir do perigo que uma pessoa comum. O capitão não tem o direito de abandonar o navio enquanto houver um passageiro em perigo. Lembrem-se daquele capitão que abandonou o navio deixando muitas pessoas em perigo e outras vieram a morrer. No filme com Mel Gibson “Fomos Heróis” contemplamos a cena quando Mel Gibson retira seu pé da terra só quando o último de seus soldados entra no helicóptero. Um pastor não tem o direito de desamparar seu rebanho diante do perigo. Quando os guardas do templo chegaram armados ao Getsêmani, Jesus os enfrentou dizendo que deixassem em paz os discípulos (Jo 18.4-8).
Precisamos de pastores que sejam instrumentos destemidos para proteção do rebanho de Deus!

Os pastores-bodes-e-inúteis estão encantados pelo canto do pragmatismo, do entretenimento, da psicologização da fé e de muitos outros “cantos” entoado pela sabedoria do mundo.
Que Deus nos livre de sermos pastores-bodes e pastores-inúteis!
Minha oração a Deus é que Ele cumpra o Seu desígnio levantando homens secundo o Seu coração para pastorear o Seu povo pelo Cetro de Sua Palavra!

IVAN TEIXEIRA

Minister Verbi Divini

Nenhum comentário:

Postar um comentário