quarta-feira, 26 de julho de 2017

DUAS FORMAS DE SALVAÇÃO!

Duas Formas De Salvação!

1. OBRAS: Claramente uma pessoa pode ser salva se obedecer perfeitamente a Lei de Deus: “[...], mas os que praticam a Lei há de ser justificados” (Rm 2.13). Caso ela consiga, o Justo Juiz dirá: MUITO BEM, VOCÊ CONSEGUIU! PARABÉNS PARA VOCÊ! VOCÊ FOI PERFEITO! PODE ENTRAR NO MEU REINO! APLAUSOS PARA ELE, AFINAL ELE MERECE!
Essa pessoal será JUSTAMENTE recompensada pelos seus esforços e méritos por ter obedecido perfeitamente à santa Lei de Deus. Ela merece pessoal, palmas pra ela!
Porém, só quero lembra-lhes as palavras de Tiago: “Pois qualquer que guarda toda a Lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (2.10); “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. [...]” (Tg 3.2). Paulo ainda acrescenta: “De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes” (Gl 5.4).

2. GRAÇA: Claramente uma pessoa pode ser salva, “gratuitamente” (não meritoriamente) pela “graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.24). Em outras palavras, você reconhece a santidade e perfeição da Lei de Deus que revela a profundidade de teus pecados, então você diz: “Oh, quão santa e perfeita é a Lei de Deus e, quão pecador eu sou, incapaz de obedecer sem tropeçar!”. Então, você tira os olhos de si mesmo, e você para de querer conquistar a salvação pela carne (teus méritos) e diz: “Reconheço que sou pecador e que Cristo Jesus morreu a morte que eu deveria morrer, e viveu a vida que eu deveria viver!”. Nesse ponto, Deus o Pai que manifestou Sua justiça no tempo presente, “Ele mesmo” é o “Justo e o Justificador daquele [você] que tem fé em Jesus” (Rm 3.26).
Ah, só que tem um detalhe. Quando você chegar lá no céu, você não será aplaudido como no caso anterior. Pois, Paulo diz: “Onde, pois, a jactância?” (Rm 3.27). Ou seja, “onde estarão os teus parabéns?”, “Onde estarão os aplausos pelos teus méritos de ter guardado toda a Lei?”. Paulo responde: “Foi de TODO EXCLUÍDA!”. “Por que lei?”. Aquela que justifica pelas obras de obediência a esta Lei? NÃO, diz Paulo, “pelo contrário, pela Lei da fé” (Rm 3.27). Aí o grande apóstolo resume: “CONCLUÍMOS, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da Lei” (Rm 3.28). A única obra pela qual conta na nossa justificação é a de Cristo como nosso substituto, NÃO A NOSSA!
Em tempo, para aqueles que dizem: “então, posso fazer o que quero e ainda vou ser salvo?”; Paulo responde: “Anulamos, pois, a Lei, pela fé? NÃO, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei” (Rm 3.31).
Você não é salvo pelas tuas obras (méritos e recompensas), mas pelas obras de Cristo (pela graça e fé), para andar nas obras que Deus preparou de antemão (Ef 2.10) para tua santificação.

Ivan Teixeira
Minister Verbi Divini

Nenhum comentário:

Postar um comentário