quinta-feira, 19 de abril de 2018

𝐄𝐍𝐆𝐑𝐀𝐍𝐃𝐄𝐂𝐈𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐄 𝐔𝐌𝐀 𝐋𝐈𝐃𝐄𝐑𝐀𝐍Ç𝐀 𝐁Í𝐁𝐋𝐈𝐂𝐀!

LIDERANÇA USADA POR DEUS!

O SENHOR Deus de Israel escolheu Josué para uma grande obra: ser o sucessor de Moisés e introduzir os israelitas na Terra Prometida. Essas eram a tarefa e o ministério supremos de Josué como líder escolhido de Deus.
Para cumprir o desĂ­gnio de Deus JosuĂ© deveria ser um lĂ­der bĂ­blico, ou seja, um homem apegado Ă  Lei de Deus. Toda sua vida e ministĂ©rio deveriam ser pautados nas Palavras de Deus registradas na Lei de MoisĂ©s. O sucesso e a prosperidade de JosuĂ© dependeriam de sua obediĂȘncia e dedicação Ă  Palavra de Deus (Js 1.8).
O verdadeiro sucesso na liderança e no ministério advém do sucesso da Palavra. Nossa prosperidade na vida e no ministério cristão depende de nossa dedicação à Palavra de Deus. Foi assim com Josué, e ainda é assim com todos nós. Em Atos 6 lemos que o sucesso dos apóstolos e da igreja foi resultado do compromisso na oração e na consagração ao ministério da Palavra (vv.4,7).

A travessia do JordĂŁo pelos israelitas seria uma demonstração visĂ­vel de que Deus estava com JosuĂ© como esteve com MoisĂ©s. Assim como Deus exaltou a liderança de MoisĂ©s, Ele iria exaltar a liderança de JosuĂ©. Lemos em JosuĂ© 3.7: “EntĂŁo disse o SENHOR a JosuĂ©: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, como fui com MoisĂ©s, assim serei contigo”. Depois da travessia, lemos em JosuĂ© 4.14: “Naquele dia o SENHOR engrandeceu a JosuĂ© na presença de todo o Israel: e respeitaram-no todos os dias da sua vida, como haviam respeitado a MoisĂ©s”.
O respeito do povo a um lĂ­der deve vir da marcante presença de Deus na vida e ministĂ©rio deste lĂ­der. O povo respeitou JosuĂ© porque viram que Deus estava com ele. O prĂłprio povo advertiu a JosuĂ©: “Como em tudo obedecemos a MoisĂ©s, assim obedeceremos a ti: tĂŁo somente seja o SENHOR teu Deus contigo, como foi com MoisĂ©s” (Js 2.17).
Um pastor só deve ser respeitado e seguido se ele for um homem compromissado com a Palavra de Deus. Pois, sua autoridade advém da Palavra e não de si mesmo!

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio