quinta-feira, 13 de agosto de 2020

HERMENÊUTICA PENTECOSTAL: EXPECTATIVA DO ENCONTRO

Exegese do Encontro com Deus

Quando Pentecostais leem a Bíblia uma expectativa de encontro permeia a leitura, a interpretação e a pregação. O Pentecostal ler a Bíblia não meramente para absorver entendimentos teológicos, mas para se encontrar com o Deus que se revelou em Cristo e, agora, é acessível pelo Espírito. Pentecostais não leem a Bíblia como um livro qualquer de História que ficou distante de sua vida, mas eles vêem as histórias bíblicas como suas próprias, e encarnam em si os personagens bíblicos com seus desafios, pecados, derrotas e vitórias por meio de um Deus que não está distante, mas que se envolve, intervém poderosamente salvando, curando, santificando, batizando no Espírito e gerando uma esperança bendita na Vinda do Senhor Jesus. Para o Pentecostal o ambiente da leitura e interpretação (Pregação e ensino também) é gerado ou proporcionado pelo Espírito. Ou seja, ele ler no Espírito, interpreta no Espírito, prega no Espírito, adora e canta no Espírito, evangeliza no Espírito e vive a vida cristã no e pelo Espírito. É o Espírito Santo que proporciona um ambiente expectante do encontro com Deus em Cristo.

 

Isso postula, queiram certos Pentecostais ou não, que nossa hermenêutica (e leitura) da Bíblia difere dos demais - pelo menos de uma grande maioria protestante. MORMENTE, DOS CESSSACIONISTAS!

Podemos, sem medo, pelo menos particularmente, afirmar que a expectativa se torna um fator peculiar na hermenêutica pentecostal e para o hermeneuta, pregador e ouvintes Pentecostais. Tanto o evento da leitura e da interpretação geram uma expectativa, bem como no evento da Pregação, pois tanto o pregador quanto os ouvintes Pentecostais se envolvem na mesma expectativa. Tenho chamado de expectativa do encontro com Deus.

A hermenêutica pentecostal é uma exegese do *encontro com Deus*. A leitura do texto bíblico gera pelo Espírito no crente pentecostal a expectativa de tornar as histórias bíblicas suas próprias histórias.

O crente pentecostal não deve simplesmente divagar no/sobre o texto para meramente angariar informações e postular proposições teológicas. Seu objetivo é existencial, experimentar Deus e se encher da plenitude do conhecimento de Cristo pelo dinamismo do Espírito Santo.

PODE-SE dizer que os Pentecostais seguem a linha da expectativa do judeu na Teologia do Antigo Testamento que entende o conhecer a Deus como um relacionamento real e existencial com Deus, e não meramente um conhecimento teórico sobre Deus, mas DE Deus.

Ivan Teixeira
Pentecostal de Mente e Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário