segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Efraim, o Sírio (306 - 373 d.C.,), E O ARREBATAMENTO PRÉ TRIBULACIONAL

A imagem pode conter: 1 pessoa


Esse escritor e poeta foi um teólogo importante da antiga Igreja bizantina oriental. Até hoje seus hinos e homilias são usados na liturgia das Igrejas Ortodoxas Grega e Nestoriana do Oriente Médio.

Diferente de muitos que seguiram a hermenêutica alegórica de Alexandria como Agostinho e, por conseguinte a Igreja Estatal Efraim se destaca com uma hermenêutica literalista e com o ensino do retorno pré-milenar de Jesus Cristo. E mais importante, o texto de Efraim revela uma declaração límpida sobre a volta pré tribulacional de Cristo para levar Seus santos eleitos ao lar celestial para que escapem à Tribulação vindoura.

Oportunamente vou trazer um artigo mais extenso, agora deixo uma frase:
"Todos os santos e a eleita do Senhor serão REUNIDOS ANTES DA TRIBULAÇÃO que está por vir e serão LEVADOS ao Senhor, para que jamais vejam a confusão que assolará o mundo por causa de nossos pecados".

Paul Alexander o erudito mais abalizado no campo dos escritos da antiga Igreja bizantina observa que Efraim interpretava as Escrituras de modo a ensinar que o Senhor removeria os santos da Igreja sobrenaturalmente da terra "antes da TRIBULAÇÃO que há de vir".


ALEXANDER, Paul J. The Byzantine Apocalyptic Tradition, p.210, 211. Berkeley: University of Califórnia Press, 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário