segunda-feira, 31 de julho de 2017

JESUS VISITANDO NOSSAS IGREJAS?


O QUE ACONTECERIA SE O SENHOR JESUS VISITASSE NOSSAS IGREJAS?

O texto de João 2.13-25, no sentido prático, demanda que observemos com certa atenção a vida de nossas instituições ou denominações religiosas. Demanda que imaginemos o que aconteceria se o Senhor Jesus visitasse nossa igreja. Será que Ele se sentiria ultrajado com as batalhas entre os membros da administração e os partidarismos de muitos ministérios?
Será que Ele se agradaria de nossa liturgia atual, cheia de programas, de espetáculos, de distrações e de invenções para atrair as pessoas?
Sei que a igreja militante é uma instituição caída, formada por pessoas pecadoras, que desejam a excelência, mas às vezes tem sucumbido a programas e projetos que tem pouco ou nada a ver com o Reino de Deus. Entendo que elementos estanhos têm penetrado às liturgias das igrejas locais.
Infelizmente, muitas denominações vivem num mundo mesquinho de interesses de caráter econômico ou social. Muitos líderes do cenário atual têm sucumbido às pressões da sociedade, tornando a instituição religiosa nada mais do que um grupo de interesses sócio-político.
O texto em apreço assegura-nos que o Senhor Jesus é plenamente consciente do que sucede dentro de nós e de nossas igrejas locais. Portanto, não podemos ficar relaxados em nossa liderança e pastorado pensando que Sua ira estava reservada apenas para os dirigentes do templo judeu, mas não para nós.
Não posso deixar de pensar nas Cartas do Senhor Jesus, por intermédio de João, às sete igrejas da Ásia Menor (atual Turquia) em Apocalipse 2-3. Esse texto nos mostra igrejas locais que foram fundadas pelos apóstolos do Senhor Jesus e que gozavam de muitos pontos fortes. Todavia, as Cartas de João, inspiradas pela visão do Cristo ressurreto (cap.1) oferecem uma seriedade e uma severidade que não são distintas das que encontramos na passagem de João capítulo dois.
Numa destas Cartas, a de Éfeso, fico alarmado com as penetrantes palavras do Senhor da igreja: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; E, SE NÃO, VENHO A TI E MOVEREI DO SEU LUGAR O TEU CANDEEIRO, CASO NÃO TE ARREPENDAS (Ap 2.4-5).
Essas palavras em destaques são impressionantes e ao mesmo tempo terríveis para qualquer um de nós ouvirmos. Nosso Senhor está dizendo claramente que se nós não nos arrependermos e não nos voltarmos para Ele com um amor devocional e íntegro, Ele mesmo fará com que nossa igreja local deixe de representar Sua igreja universal. O juízo do Senhor Jesus traria o fim da igreja local na cidade de Éfeso!
Seu azorrague de cordas ainda está ativo!
Sua disposição de virar as nossas mesas comerciais ainda é forte!
Seu zelo de expulsar qualquer um que comercialize na/com a igreja ainda o consome!
Sua intrepidez de derramar pelo chão o dinheiro dos que barganham na casa de Deus ainda é evidente!

Oh Deus, tenha misericórdia de nós e de nossas congregações locais!

Ivan Teixeira
Minister Verbi Divini

Minha Consciência é Escrava da Palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário