sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

SEMPRE AO SEU LADO!

MENSAGEM DE DEUS
TEMA
(Pessoas que um Pastor Precisa ao seu Lado)
Leitura Seleta: Colossenses 4.7-17

Excerto de uma exposição nossa.

Introdução: Estou ciente que ao mesmo tempo em que um pastor está cercado de pessoas, ele é a pessoa mais solitária no meio delas. Muitas vezes um pastor está rodeado de falantes, mas são falas vazias, utópicas, pessoas e presunçosas.
Foi assim com o grande apóstolo Paulo e assim será contigo e comigo também.
Normalmente um pastor está marcado pela solidão e pelos falsos irmãos. Paulo escreveu sobre estas duas coisas:
2ª Timóteo 1.15: Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelos e Hermógenes.

Paulo estava enfrentando o que todo pastor enfrenta. O abandono dos que se dizem amigos. O abandono daqueles que deveriam estar ao seu lado para unir forças em prol da extensão do Reino de Deus.
Fígelos e Hermógenes: Talvez o coração do apóstolo estivesse sofrendo em especial o “abandono” destes dois obreiros citados. Talvez fossem os que mais lhe causaram dor.
Lembra-se daquele momento em que você pensa: “Poxa, fulano de tal não veio!”.

2ª Coríntios 11.26: “em perigos entre falsos irmãos”.

Neste contexto Paulo elenca que os coríntios toleravam os falsos obreiros e os falsos irmãos em vez de honrarem pessoas compromissadas com Deus e com a igreja. É dolorido saber que muitas igrejas apreciam os falsos obreiros e falsos irmãos, mas desonram os verdadeiros obreiros de Deus.

Com esses dois textos, eu decido não abandonar meus companheiros e amigos ministeriais e nem ser um falso irmão. Esforço-me, pela graça de Cristo, a construir um ministério fraterno!
No entanto, no texto que lemos pela providência Divina Paulo foi suprido com certa classe de pessoas que são indispensáveis para um ministério acalentador e restaurador.

I. OBREIRO-JOSUÉ: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo” (Cl 1.1, ARA).
Chamo Timóteo de “obreiro-Josué” por causa da relação estreita com Paulo e da característica de continuidade e sucessão ministerial que vemos em Timóteo.
Tal como o grande Josué descrito no Antigo Testamento que sempre estava ao lado de Moisés e o sucedeu, Timóteo é o obreiro muito próximo de Paulo e por um lado deu continuidade ao ministério do santo evangelho iniciado pelo apóstolo.
Obreiro-Josué é aquele que está ao seu lado na alegria e na dor; na fraqueza e na força; nos momentos de bonança e na escassez; nas montanhas e também nos vales. Ele sempre está ao seu lado.
Josué foi o servidor de Moisés que o sucedeu na obra (cf. Nm 27.18-23; Js 1.1).
Sobre Timóteo lemos as memoráveis palavras de Paulo: “E o que de minha parte ouviste[1], através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2Tm 2.2).
Essa é a verdadeira sucessão apostólica: sucessão da mensagem ouvida, a sucessão do evangelho.
O obreiro-Josué é aquele obreiro que se aprouver a Deus nos levar, o obreiro-Josué continuará a obra que começamos.

II. OBREIRO LEAL A NÓS: “segundo fostes instruídos, por Epafras, nosso amado conservo, leal ministro de Cristo em nosso favor” (1.7, KJA).
Esse tipo de obreiro não é aquele que é cúmplice de nosso ministério, mas fiel a Cristo em favor de nosso ministério. Ele não é infiel a Cristo sendo fiel a nós. Mas é aquele que sendo fiel a Cristo nos é favorável.
Esse não é o obreiro “puxa-saco” ou obreiro “babão” que concorda com tudo o que falamos e fazemos, mas é um fiel e leal ministro de Cristo a favor de que tenhamos um ministério bíblico.
Ele nos repreende quando precisamos. Ele é fiel a Cristo em nosso favor. Ele não é fiel ao nosso ministério em detrimento de sua lealdade a Cristo, mas por causa de sua fidelidade a Cristo ele vai nos ajudar a exercer nosso ministério.
Tais obreiros, leais ministros de Cristo em nosso favor, não coadunam com nossos erros, mas os corrigem. Eles são leais a Cristo em nosso favor, e não leais a nós em favor de Cristo. São obreiros que não nos seguem cegamente, mas com grande lealdade ao Senhor da obra.
Obreiro-Epafras serve a Deus juntamente conosco sendo leal servo de Cristo.

Ivan Teixeira
Soli Deo Gloria!





[1] Aqui temos uma grande lição, Deus usa o ensino da Sua Palavra para formar obreiros. Obreiros são formados primeiramente pelo ouvir. Timóteo ouviu os ensinos de Paulo e, posteriormente o sucedeu como ministro do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário