sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

TRIBUTO AO DEUS DE ISRAEL

TRIBUTO DE GRATIDÃO E ADMIRAÇÃO AO DEUS DOS HEBREUS!

Se Deus preserva uma nação que escolheu, Israel, quanto mais um povo que elegeu em Cristo Jesus. Toda História de Israel, tanto bíblica quanto histórica, revela-nos contundente e peremptoriamente a PRESERVAÇÃO DOS SANTOS! É o mesmo Deus da graça exercendo Seu poder em duas grandes alianças!
Creio TANTO na PERSEVERANÇA dos santos por meio de uma vida piedosa e luta diária contra os grandes inimigos: carne, mundo e Satanás (2ª Pedro 1.10: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum”.), QUANTO na PRESERVAÇÃO dos santos pelo poder de Deus (2ª Pedro 5.10: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de APERFEIÇOAR, FIRMAR, FORTIFICAR e FUNDAMENTAR”.). Os elos da cadeia da salvação são inquebrantáveis e certos (Romanos 8.28-30: “propósito-conheceu-predestinou-chamou-justificou-[santificou]-glorificou”).
Tal como Israel Deus irá disciplinar rigorosamente Seus filhos para preservá-los da condenação eterna. A espécie de julgamento experimentado por um filho ou filha de Deus não é de um Juiz, mas de um Pai que disciplina Seus filhos para que não sejam condenados com o mundo (cf. Hb 12.4-11; 1ª Coríntios 11.31-32: “Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos DISCIPLINADOS pelo Senhor, para NÃO sermos CONDENADOS com o mundo”.).
Ante esse precioso e majestoso mistério, tenho que fazer minha às palavras de Paulo em Romanos 11.25-36:
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados. Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas; porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles, assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida. Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém![1]

Sobre Jerusalém
יְרוּשָׁלַםִ yerûšālam, יְרוּשָׁלַיִם yerûšālayim: um nome próprio que designa Jerusalém, a cidade mencionada mais frequentemente no Antigo Testamento e a capital de Israel e a cidade mais importante. Depois que Israel foi dividido em duas partes, era a capital de Judá, antes e depois do exílio (Esdras 1-2). Seu nome aparece em textos escritos fora da Bíblia e na Bíblia que recordam uma cidade que antecede Israel ou os hebreus no Egito, ao longo dos séculos XIX e XVIII A.C.
O nome significa "altura ou fundamento da paz". Um significado apropriado para o objetivo de Deus com e para o Seu povo é "shalom", "paz, bem-estar". O significado tradicional do nome é "cidade de paz". Jerusalém foi a cidade dos jebuseus (Jz 19:10) por muitos anos. Mais cedo, ouvimos falar de um Melquisedec, rei de Salém (Jerusalém) que opera lá (Gn 14:14; Salmo 76: 2 [3]). Era uma cidade de justiça, mas se tornou uma cidade de opressão. Era uma cidade de paz, mas foi despedaçada. Era para ser "a Cidade Santa" (Isaías 52:1), mas foi corrompido (Ezequiel 8). Sua santidade foi baseada na presença de Deus no meio dela (1Rs 6-8). A presença de Deus sobre a arca (2Sm 6:1-15) santificou a cidade e a Sua presença (Êxodo 33: 15-17) fez o povo santo (Eze. 48:35). Visto que Davi conquistou a cidade, poderia ser denominado "a cidade de Davi" (2Sm 5: 6-16). Em 2Samuel 5:7, tornou-se associado à designação "Zion", uma poderosa fortaleza ou fortaleza. Ariel ("leão de Deus") é chamado várias vezes (Isa. 29). Ezequiel viu uma nova cidade purificada e limpa e um Templo em sua visão e nomeou apropriadamente a nova cidade "o Senhor está lá" (48:35). O nome árabe da cidade é "o Santo (Cidade,"El-Quds"). Mohammed visitou (por tradição). Foi e é a cidade mais sagrada dos judeus e cristãos e a terceira mais sagrado do Islã[2].



[1] (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Rm 11.25–36). Sociedade Bíblica do Brasil.
[2]BAKER, W., & CARPENTER, E. E. (2003). The Complete Word Study Dictionary: Old Testament (p.473–474). Chattanooga, TN: AMG Publishers. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário