sábado, 29 de dezembro de 2018

PENTECOSTALISMO DE CINCO PONTOS!


Convite para abraçar o “Evangelho Quíntuplo”!
Quando se analisa os desenvolvimentos históricos do Movimento Pentecostal, percebe-se algumas crenças distintivas deste precioso Movimento. Sendo conciso, encontramos àqueles que, dentro da tradição wesleyana de santidade, afirmavam o quadrilátero pentecostal: (1) Jesus salva, (2) Jesus cura, (3) Jesus batiza com o Espírito Santo e (4) Jesus Voltará como Rei. Por outro lado, mormente aqui no Brasil, os missionários pioneiros elencaram a Trilogia Pentecostal: (1) Jesus salva, (2) Jesus batiza com o Espírito Santo e (3) Jesus Voltará. Contudo, estudando a herança histórica do Pentecostalismo, percebemos que também houve uma ênfase quíntupla, também chamada de Evangelho Pleno.
Particularmente, como pentecostal, incentivo e convido a todos a retornarem aos distintivos doutrinários do que ficou conhecido historicamente como o Evangelho Pleno (Full Gospel). Os distintivos doutrinários do Evangelho Pleno, como também nos anteriores, são cristocêntricos (centrados em Cristo): (1) Jesus salva; (2) Jesus santifica; (3) Jesus batiza com o Espírito; (4) Jesus cura e (5) Jesus voltará como Rei.
Deve-se entender que por causa do crescimento do Movimento Pentecostal e de suas características distintas em vários lugares, os distintivos doutrinários variavam entre a trilogia, o quadrilátero e o Evangelho Quíntuplo. Todavia, não se entende que os itens ausentes eram negligenciados, mas apenas postulados dentro dos outros elementos. Por exemplo: Jesus salva e cura; Jesus santifica e batiza com o Espírito Santo.  Baseio isso tanto por experiência própria quanto pela leitura de vários livros sobre o pentecostalismo.
Tendo ciência destas verdades, como pentecostal, elenco um convite a todos os que pertencem esta preciosa herança a abraçarem o Evangelho Quíntuplo! Assim como a herança reformada abraça um ministério tríplice de Cristo (Sacerdote, Profeta e Rei) em suas formulações teológicas, convido os pentecostais brasileiros a articularem mais e mais um ministério quíntuplo de Cristo (Salvador, Curador, Santificador, Batizador e Rei que virá) como ênfase e herança do gigantesco Movimento Pentecostal.
Por que faço esse convite? Porque o cenário em muitas igrejas pentecostais é lamentável! Têm-se perdido estes distintivos. Em outros rincões, nunca se ouviu falar! Noutros lugares, foram anuviados pelas campanhas mirabolantes. Isso sem falar do pragmatismo, da psicologização da fé, da socialização da missão da igreja e etc., e etc., e etc.,
Tenho lamentado alhures que muitas igrejas pentecostais já foram despentecostalizadas, mormente no sentido do Pentecostalismo Clássico. Todavia, Deus em Sua bondade tem levantado em nossa nação a Editora Carisma bem como homens e mulheres comprometidos com essa rica herança do Movimento Pentecostal para tornar sua História, Hermenêutica, Doutrina/Teologia e Práxis conhecidos do povo brasileiro.
Como Pentecostais cremos que as narrativas contidas no Livro de Atos não são para meras informações históricas de uma igreja que se passou, mas postulados instrutivos para aquilo que a igreja deve ser. Entendemos que o Cristo Ressurreto e Exaltado continua governando Sua igreja sob os auspícios da Obra, unção e poder do Espírito Santo. Esse Cristo é Aquele que salva, cura-liberta, santifica, batiza e que um dia virá arrebatar Sua igreja – Jesus Cristo é o Sujeito ativo de todas as obras! Por isso, tenho enfatizado a cristocentricidade do pentecostalismo.
Queira Deus avivamo-nos outra vez!

Ivan Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário