quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O Espírito fala na, por meio, à parte, MAS Nunca Contra a Bíblia!


O Espírito Santo fala na Bíblia, por meio da Bíblia e também à parte da Bíblia, mas nunca contra a Bíblia!

O Espírito Santo trabalha tanto na compreensão do texto bíblico quanto na compreensão doutras verdades, circunstâncias, direções e etc., para os filhos e filhas de Deus. Ele ensina, guia, ilumina e revela. O Espírito Santo nos dá discernimento sobre a Bíblia e sobre as coisas e sobre certas circunstâncias e direções seja no campo pessoal ou eclesial.
A afirmação de que o Espírito Santo não fala hoje por meio de revelação, profecia, visões, sonhos e etc., por que isso indicaria uma soma no texto sagrado não se sustenta. Dois textos destrona essa ideia. João escreveu: “Jesus, pois, operou também em presença de Seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro”; “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem” (Jo 20.31; 21.35). Apesar da linguagem é perceptível que o Senhor Jesus não apenas fez, mas também falou discursos e palavras que não foram registradas no cânon que temos hoje – a Bíblia. O que temos na Bíblia foi o que Deus quis e a igreja aceitou como nossa regra de fé e prática. Com isso em mente, a afirmação atualmente de que se Deus fala à parte da Bíblia deve-se acrescentar ao cânon não é verdade ou não se sustenta. Ele fala por meio das Escrituras, à parte delas, mas nunca contra ela!
O Espírito Santo pode falar e direcionar um pastor, um missionário ou um membro sobre determinada obra, direção, decisão, parecer, proposta, visão eclesiástica, separação de obreiros e etc., Nenhuma destas direções é contrária aos exemplos e descrições bíblicas. O Espírito Santo não se calou após a formação do cânon. Nós não devemos amordaçar o Espírito Santo em nossa vidas, ministério e igrejas locais. Ele tem personalidade, por isso Ele continua falando, ensinando, guiando e dando Sua preciosa e maravilhosa direção principalmente por meio das Escrituras, mas, quando Ele quer, à parte dela – todavia, nunca contra ela!
Eu mesmo já tive direções muito claras do Espírito Santo na obra da igreja local, no campo missionário e no meu ministério de pregação. Já tive revelações claras sobre qual mensagem deveria ministrar a determinado povo e vi claramente o mover do Espírito Santo. Talvez isso parece místico, estranho ou qualquer outra coisa para muitos, principalmente para aqueles que vivem vidas áridas em seminários que não dependem, pelo menos na visão de alguns, de tais direções e revelações, pois preparar uma aula é “fácil”, mas o pastoreio e o campo missionário como se ver no Livro de Atos necessita-se da direção contínua do Espírito Santo na vida e no ministério.

Vejamos alguns textos:

O Espírito Santo revelou certas circunstâncias!
Lucas 2.25-27: “[...] e o Espírito Santo estava sobre ele [Simeão]. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo [...]”.

Esse texto de Lucas nos diz que o Espírito Santo “estava sobre” Simeão. O mesmo Espírito disse (“revelou”) a Simeão que ele não morreria antes de ver o Messias. E guiado pelo Espírito Simeão foi ao Templo e pôde ver “o Cristo do Senhor” e louvar a Deus pela grandeza das coisas que viu.
Esse texto desconstrói a ideia de muitos que dizem que o Espírito Santo não fala à parte da Bíblia! Veja, Simeão como todo bom judeu tinha as Escrituras Veterotestamentárias e mesmo assim, à parte delas – mas não contra elas, o Espírito Santo falou, revelou e guiou a Simeão. O Espírito Santo até disse que ele não morreria por aqueles dias – isso é uma revelação extrabíblica!
Eu não tenho dúvidas de que o Espírito Santo nos guia à parte da Bíblia, por meio dela e nela, mas nunca contra ela!

O Espírito Santo falou sobre determinada direção a ser tomada!
Atos 8.29: E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.

Outro texto claro mostrando que o Espírito Santo fala em certas ocasiões para guiar seus obreiros para obras e trabalhos específicos. Tais orientações nunca labutaram contra o cânon sagrado, seja ele a do Antigo Testamento na ocasião ou contra o cânon do Novo Testamento quando atualmente o Espírito Santo fala com um obreiro ou obreira direcionando-os para um trabalho específico com uma pessoa específica como foi o caso de Filip. Nós podemos chamar essas falas do Espírito de extrabíblicas, mas nunca contra a Bíblia. Repito quantos vezes for necessário: O Espírito Santo nunca irá contra o que Ele mesmo nos revelou movendo homens santos para registrar no que hoje chamamos de Bíblia Sagrada! Por isso, digo que a crença na inspiração, autoridade, perspicuidade e suficiência das Escrituras não militam contra as direções, percepções, dizeres, visões, revelações e profecias dadas pelo Espírito Santo hoje.

A orientação e direção do Espírito Santo!
Atos 10.19-20: E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque Eu os enviei.

Vemos aqui claramente o Espírito Santo instruindo e direcionando o apóstolo Pedro sobre determinada obra a ser realizada. Aqui vemos o Espírito Santo trabalhando em prol da salvação das almas. Ele trouxe as pessoas até Pedro e direcionou Pedro para atendê-las e ir com elas até a casa de Cornélio. Por conseguinte, o mesmo Espírito veio sobre os presentes que ouviam a pregação do evangelho por meio de Pedro. A obra foi realizada, direcionada e finalizada pelo Espírito Santo usando Seus servos. Nós precisamos depender mais e mais da direção do Espírito Santo. Creio que a ineficácia de nossos ministérios se deve a real negligência da direção do Espírito Santo.
Fico imaginando se nossos ministérios e nossas igrejas não seriam mais eficazes, eficientes, produtivos e robustos se reconhecêssemos mais e mais a nossa necessidade da direção e obra do Espírito Santo. Creio que se buscássemos mais a direção, o poder, a demonstração, a unção, o fruto e os dons do Espírito Santo presenciaríamos o quadro descritivo (paradigmático) de Lucas em Atos 9.31 e 14.52: “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e era edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”; “E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo”.

O Espírito Santo fala na igreja local!
Atos 13.4: E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Creio que o Espírito Santo falou por meio do dom de profecia ou pelo ministério dos profetas na igreja local de Antioquia (v.1: “havia alguns profetas”).
Vemos que o Espírito Santo orientou a igreja à separar a Barnabé e a Saulo para a obra missionária. Estes homens estavam numa reunião da igreja local, servindo ao Senhor com jejuns e orações e foram apontados pelo Espírito Santo para realizar uma obra específica. E a igreja local se responsabilizou pelo envio e manutenção dos obreiros ao impor as mãos sobre eles por causa da direção do Espírito Santo.
Lembro-me do tempo quando Deus usou algumas pessoas em profecia nas igrejas e regiões diferentes dizendo-me que Deus havia me chamado para ser um pregador e que eu viajaria para muitos lugares – coisa que achei improvável na ocasião, visto que não sabia nada de Bíblia! Lembro-me que estes homens e mulheres de Deus descreveram até mesmo a natureza do ministério que Deus tinha me separado para exercer. Esse meu testemunho ou minha experiência apenas reproduz, por assim dizer, o ministério do Espírito Santo nas igrejas locais de usar pessoas em profecias indicando, separando e orientando os Seus servos e servas para a obra que Ele mesmo os tem chamado. O Espírito Santo fala à parte da Bíblia para confirmar também o que Ele falou na Bíblia.
 Posso dizer altissonantemente que Deus pela Sua graça tem cumprido cada palavra que Ele me falou pelo Seu Espírito Santo!
Vale pontuar que em nenhum lugar encontrei na Bíblia uma mensagem (texto) específica para mim dizendo que eu seria um pregador do evangelho e que meu ministério seria caracterizado por isso ou aquilo. Tais convicções me foram dadas por meio do Espírito Santo falando pela boca de seus profetas e profetizas atuais. Doravante, quando as convicções sentaram-se em meu coração, tenho me dedicado noite e dia para cumprir o ministério que recebi do Senhor para Sua glória, edificação da igreja e evangelização dos perdidos.

O parecer do Espírito Santo!
Atos 15.28: Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargos algum, senão estas coisas necessárias.

Nesta passagem nós temos outro exemplo que mesmo no contexto da comunidade dos discípulos e obreiros reunidos, análise das Escrituras, averiguação da experiência em questão (a inclusão dos gentios na comunidade sem circuncidá-los) tanto a igreja e como também os líderes ouviram a voz, a direção e o parecer do Espírito Santo e solucionaram as demandas.
Veja que em situações novas na comunidade os obreiros e líderes se reuniram, colocaram as demandas em pauta, oraram, leram e expuseram as Escrituras e ouviram a voz e a direção do Espírito Santo. Não é antibíblicos orar para que o Espírito Santo nos direcione e a igreja quando certos desafios e questões surgirem. Creio piedosamente que Sua direção nunca irá contra a Escritura que Ele mesmo inspirou.
Tenho postulado o quanto seria importante se nossos pastores e líderes convencionais pudessem dizer: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”! Voltaríamos a ser uma denominação mais avivada com uma liderança mais espiritual. As vezes os assuntos convencionais, denominacionais e eclesiais são solucionados com propostas e interesses mesquinhos. Lamento constantemente que rixas e divisões desnecessárias são as palavras do dia. Queira Deus restituir-nos momentos de oração, leitura das Escrituras e sensibilidade à voz do Espírito Santo para podemos dizer: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós!”.

Impedidos pelo Espírito Santo!
Atos 16.6-7: E, passando pelo Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito [de Jesus] não lho permitiu.

Mais uma vez o Espírito Santo guiou Seus servos no progresso do evangelho. Mas desta vez, Ele redirecionou os missionários. Em vez de irem para a Ásia conforme suas agendas, o Espírito Santo os direcionou para a Europa.
Nós podemos criar e configurar nossas agendas para cumprir nossas metas e a missão da igreja, isso precisa ser feito. Todavia, nossas agendas devem estar abertas para a reescrita do Espírito Santo. Nossas metas devem estar sujeitas as orientações do Espírito Santo. Ele pode mudá-las!
Nós não devemos mecanizar as coisas, engessar nossas liturgias, pois o Espírito Santo pode derramar um poderoso avivamento em nossas vidas.

O Espírito Santo falou sobre certos acontecimentos no ministério dos Seus servos!
Atos 20.23: Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

Quantos servos e servas de Deus no campo missionário e no exercício pastoral não têm sido alertados pelo Senhor por meio de Seu Espírito sobre determinadas tribulações, desafios, enfrentamentos, traições e muitas outras coisas? É notório que o Espírito Santo tem agido assim desde os tempos da Igreja Primitiva para direcionar e alerta aos Seus servos e servas na caminhada ministerial. Particularmente, Deus Espírito Santo me tem alertado sobre certos aspectos ministeriais e da igreja local. É algo extraordinário quando você busca depender do Espírito Santo na liderança ministerial.
Paulo a cada cidade que ele ia o Espírito Santo o orientava e lhe comunicava certos desafios e sofrimentos. Eu não tenho dúvidas de que o Espírito Santo dava orientações sobre o trabalho das igrejas locais para Paulo. Creio que além das Cartas que ele escreveu que se tornaram parte do cânon muitas outras orientações foram recebidas do Espírito Santo pelo grande apóstolo.
Que Deus nos ajude a depender da direção e estarmos atentos à voz do Espírito Santo.

Predições sobre certos acontecimentos!
Atos 21.10-11: E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.

Ágabo provavelmente foi o mesmo que profetizou que haveria uma “grande fome por todo o mundo”, a qual sobreveio nos dias de Cláudio” (At 11.28). Estudiosos têm apontado que Josefo relata que ocorreu uma fome por volta do ano 46 d.C[1].
Notamos que nestas duas ocasiões o profeta Ágabo recebe mensagens do Espírito Santo sobre eventos na sociedade (“mundo”) e no contexto da igreja local (“Antioquia”). Deus pode usar Seus servos e servas para predizer certos eventos tanto para a sociedade quanto para a igreja e seus ministros.
Como exemplo posso citar que a irmã Cindy Jacobs, por ocasião do 14º Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono no final de março de 2013, proferiu que em nome do Senhor o principado da corrupção do Brasil estaria sendo derrubado ou destronado. Na ocasião muitos zombaram, mas Deus fielmente cumpriu Sua palavra profética proferida pela Sua serva. Mas uma vez os do contra foram envergonhados, pois o Senhor continua dando profecias por meio dos Seus servos como foi no Primeiro século e em outros momentos na História da Igreja. O Movimento Pentecostal resgatou este e outros dons para o exercício nas igrejas locais.
Certamente o Senhor Soberano não faz coisa alguma sem revelar o Seu plano aos Seus servos, os profetas (Am 3:7)!
É lamentável que mesmo hoje as pessoas não dão crédito as palavras dos verdadeiros e santos profetas e daqueles que têm o dom de profecia. Jeremias 25.4, nos alerta: Embora o Senhor tenha enviado a vocês os Seus servos, os profetas, dia após dia, vocês não os ouviram nem lhes deram atenção.
Uma de nossas principais falhas quanto as profecias bíblicas ou para com aquelas transmitidas pelo dom de profecia, por certo seja o nosso imediatismo. Somos uma geração ávida por respostas e soluções rápidas – não sabemos esperar; nosso comportamento cronológico é impaciente e ultra-regressivo. No campo profético o quesito “tempo” como sinônimo de espera para as conclusões preditas é elementar e denota sob ótica bíblica o fator “kairós”. O citado fator implica entender que há um desígnio maior do Todo Poderoso sobre o nosso tempo; perpassando-o e dirigindo-o a cumprir sua Soberana Vontade Revelada sobre a história da humanidade (aquelas profecias da bíblia que ainda aguardam cumprimento). Tal controle de Deus para agir em Seu tempo oportuno sobre questões políticas e afins; às vezes desafiam a fé, pois as circunstâncias desconstroem a crença num Deus que se importa. Os meios de Deus agir para cumprir Seus desígnios nos são misteriosos, às vezes lentos e nada conformados com nossas expectativas e opiniões – eis o desafio de confiar em Deus apesar dos resultados visíveis. O profeta Habacuque teve que lidar com dilema político semelhante.
Paulo escreveu que “… a profecia [...] é para os que creem, e não para os descrentes” (1 Co 14:22b). E aos crentes em Tessalônica o apóstolo exortou: “Não desprezeis as profecias” (1Ts 5.20).

Conclusão
O nosso Deus continua a falar hoje por meio de Seus servos e servas sobre determinadas direções, impedimentos, pareceres, pessoas, acontecimentos sociais, políticos e religiosos. Deus Espírito Santo não abandonou este mundo e principalmente a Noiva de Cristo. Ele ainda guia, orienta, capacita, separa, fala, age e faz muito mais na vida dos Seus servos e servas. Ele nunca falará ou revelará algo que distorça as Escritura que Ele mesmo inspirou, mas Ele falará coisas à parte da Bíblia, mas nunca apesar dela – ou seja, contrariando a Bíblia! Só ressaltando que a norma diretiva geral e ordinária dos obreiros e líderes sempre foram as Escrituras. Isso era diário, cotidiano e costumeiro. Extraordinariamente o Senhor falava e orientava por meio do Seu Espírito Santo. Nós devemos ter o cuidado para não negligenciar o estudo, a pregação e o ensino da doutrina em buscas de profecias, revelações e etc. Devemos buscar e crer em ambos, mas a Bíblia é o fundamento, a base, a coluna, a estrutura e o esteio de todo labor doutrinário e diretivo da igreja e do ministério. Particularmente como cristão, pastor e pregador tenho abraço ambos, ou seja, tanto a Bíblia quanto as profecias, revelações e etc., dadas pelo Deus Espírito Santo. A verdade da Bíblia não exclui a verdade das profecias, mas as sustenta e as corrige! Outro detalhe, não percamos de vista que a natureza das profecias é para exortação, consolação e edificação e nunca para formular novas doutrinas e práticas bizarras para a igreja e o culto cristão.
O Verbo, a Palavra de Deus, é vivo e não sepultado nas páginas da Bíblia! O Senhor Jesus continua falando conosco na Bíblia, por meio dela e também à parte dela, mas nunca contra ela!
Atos 9.5: “[...] E disse o Senhor: Eu Sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”; v.10-11: “E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que está orando” (cf. At 16.9-10; 22.2-10, 17-21; 26.15-19). Essas referência fornecem-nos informações suficientes para demonstrar que o Senhor Jesus, o Cristo ressurreto, continuava falando com os Seus e direcionando-os por meio de sonhos, visões, arrebatamentos, profecias e etc.
Outros exemplos podem ser vistos nas Epístolas (cf. 2Tm 4.6; 2Pe 1.14).


Soli Deo Gloria!




[1] RYRIE, Charles C. A Bíblia Anotada, p.1377. São Paulo, SP, Brasil: Editora Mundo Cristã, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário