quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O ESPÍRITO ANIMA A IGREJA

  


Desde cedo como estudante de teologia aprendi que as doutrinas bíblicas estão interligadas, e o crescimento na compreensão de uma lança luz nas demais. O fato de estudarmos elas separadamente, visa a didática, mas nunca um entendimento separatista e isolacionista. Uma doutrina lança luz noutra doutrina, e o conjunto das doutrinas produzem uma imagem perfeita da verdade revelacional de Deus.

A pneumatologia (doutrina do Espírito Santo) está relacionada com a eclesiologia (doutrina da igreja). Por isso, é legítimo articular uma pneumatologia eclesiológica e uma eclesiologia pneumatológica.

Nós temos tanto as verdades sobre o Espírito Santo relacionadas à Igreja, quanto verdades sobre a Igreja relacionadas ao Espírito. Aliás, sem a pneumatologia não há eclesiologia. O Espírito gera e anima a Igreja!

Claro que a Igreja não anima o Espírito, ela não deriva o Espírito. A Igreja não produz ou caracteriza o Espírito.

Mas o Espírito gera e anima a Igreja. O Espírito faz nascer a Igreja. O Espírito caracteriza e produz a Igreja. A Igreja é de Cristo e do Pai por causa da obra do Espírito Santo. O Espírito é o vínculo entre a Igreja e a Divindade, assim como Ele é o vínculo entre o Pai e o Filho.

Avivamento é uma obra do Espírito vivificando os que estão em Cristo para viver a vida plena do Pai. A vida cristã é animada pelo Espírito. A Igreja tem e vive a vida de Cristo, a imagem do Deus invisível, por meio da animação do Espírito.

O BATISMO pelo Espírito forma o Corpo de Cristo, a Igreja!

A OBRA do Espírito forma a família de Deus Pai, a Igreja!

A CONSTRUÇÃO do Espírito forma o santuário de Deus Espírito Santo, a Igreja!

Sim, o Espírito tem que estar presente para uma verdadeira eclesiologia!

Inácio dizia: “Onde está Cristo está a Igreja”; Tertuliano afirmava: “Onde estão os Três, Pai, Filho e Espírito Santo, aí também se encontra a Igreja, que é o corpo dos Três”; eu afirmo: “Onde está o Espírito, está a Igreja; e onde está a Igreja está o Espírito”. A consistência da Igreja é dependente da presença e ação do Espírito Santo. A Igreja é fruto das Duas Missões do Pai: O Verbo e o Espírito!

 

Sim, o Espírito anima a Igreja!

 

Ivan Teixeira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário