domingo, 28 de maio de 2017

FUI SALVO ou SOU O SALVADOR DE MIM MESMO?

Salvos ou Salváveis?
Não creio que Cristo pela Sua obra na cruz me tornou uma pessoa salvável ou mesmo me deu um exemplo para seguir e, consequentemente por mim mesmo, alcançar e conquistar a salvação de meus pecados e tornar-me livre da ira de Deus.
Tenho que discordar das palavras do grande teólogo dispensacionalista Lewis Sperry Chafer: “A morte de Cristo não salva verdadeiramente ou potencialmente; em vez disso, ela torna todos os homens salváveis”. Ele também rejeita a visão de “que a obra de Cristo na cruz foi eficaz por si só”.
Também não posso crer, como disse Charles Finney, que a expiação é simplesmente “um incentivo à virtude” e que a “expiação, por si mesma, não assegura a salvação de ninguém”.
Não creio que Cristo morreu para tornar possível, mas não certa e eficaz, a salvação de cada pessoa. Não creio num Salvador que não salva verdadeira e eficazmente.
Infelizmente vivemos numa crescente cultura da “terapia do sinta-se bem” e de uma “sociedade consumista” que odeia a mensagem da cruz, e que rejeita o ensino de que Cristo sofreu em lugar dos pecadores, lavando consigo a justa ira de Deus e nos reconciliando com Ele pela Sua morte substitutiva e vicária. A salvação torna-se subjetivista (dependendo de mim) e não objetivista (dependendo de Cristo).
Em muito do evangelicalismo hoje, a ênfase recai na pergunta: “O que Jesus faria?” em nosso lugar em vez de “O que Jesus fez?” por nós. No primeiro, Jesus apenas provê um modelo para imitarmos a fim de conquistarmos uma transformação pessoal e social. No segundo, temos as BOAS NOVAS (evangelho) de que o Senhor Jesus levou, como Cordeiro, sobre Si uma sentença que nós merecíamos.
A boa notícia (evangelho) anunciada em todo lugar nas Escrituras é que Deus nos reconciliou consigo mesmo por meio da morte de Cristo, que isso aconteceu na cruz com Cristo derramando Seu sangue, e que isso assegurou um perdão de pecados objetivo (leia: Is 53.10; Mt 26.28; Jo 1.29; 3.17; 4.42; 1Tm 1.15 e etc.,). ELE NOS SALVOU!
“Quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por Sua vida!” (Rm 5.10). Todos por quem Cristo morreu foram redimidos, reconciliados e salvos da ira de Deus. Por meio da fé recebemos essa salvação que foi consumada no Gólgota. A realização “única e de uma vez por todas” de Cristo em Sua obra expiatória, propiciatória e redentora na cruz não deixa nada a ser completado pelos pecadores por meio de suas próprias ações, quer sua decisão quer seu esforço – tudo é pela graça do início ao fim! (cf. Ef 2.1-10; Rm 9.12-16).
Minha salvação é completa em Cristo. Tudo de que preciso para salvação e santificação está em Cristo (leia a Carta de Paulo aos Colossenses!).

Confesso altissonantemente: NÃO SOU SALVÁVEL! NÃO ESTOU ME SALVANDO! EU FUI SALVO, ESTOU SENDO SALVO E SEREI SALVO PELA COMPLETA E PERFEITA OBRA DO DEUS TRIÚNO!
Ivan Teixeira,
Minister Verbi Divini


SOLI DEO GLORIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário