terça-feira, 25 de agosto de 2020

FUTURISMO POR JOHN MACARTHUR

 upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/Joh...

Uno-me ao pastor John MacArthur quando postula em sua belíssima Teologia Sistemática uma posição sobre o futurismo e o pré-milenarismo como visões interpretativas coerente para entendermos as profecias bíblicas.

O futurismo afirma que as profecias relativas à Tribulação, à ascensão do Anticristo, à salvação de Israel, ao retorno de Jesus, ao milênio e ao estado eterno aguardam satisfação futura. Os acontecimentos de Daniel 9.24-27; Mateus 24-25; e Apocalipse 6-20 será cumprido em uma era futura. O futurismo não afirma que todas as profecias na Bíblia ainda são futuras, porque muitas já foram cumpridas, mas afirma que há profecias importantes que ainda precisam acontecer, assim como outras aconteceram no passado.

O argumento para o futurismo é forte. Primeiro, muitos eventos proféticos simplesmente ainda não aconteceram. Em 2 Tessalonicenses 2, Paulo previu um a vinda do Homem da Iniquidade que entrará no templo de Deus declarando-se ser Deus, atraindo assim a ira do Filho de Deus que retornará, e que destruirá essa pessoa perversa (2Tessalonicenses 2.3-4,8). Este evento ainda não ocorreu na história. Em 2 Pedro 3, Pedro falou de um dia do Senhor em que a terra seria purificada com fogo. Apocalipse 6-19 detalha os julgamentos globais sobre a terra que ainda não aconteceram. Além disso, o retorno de Jesus permanece futuro.

O futurismo sustenta que a septuagésima semana de Daniel (Daniel 9.27) e os eventos que descreve ainda são futuros. Os futuristas também percebem que as principais áreas de realização coincidem com as duas vindas de Jesus. Assim como a primeira vinda de Jesus trouxe muitas áreas da profecia do Antigo Testamento para a realização, assim também a segunda vinda de Jesus (Atos 3.18-21). Os críticos às vezes afirmam que se o livro de Apocalipse se refere a eventos que não aconteceriam por milhares de anos, isso era irrelevante para o público original de João. Isso é impreciso. Os eventos apresentados no Apocalipse estão ligados à iminência, o que significa que eles poderiam entrar na cena a qualquer momento e que os cristãos devem estar espiritualmente prontos. Com a perspectiva de retrospectiva, sabemos agora que esses eventos não ocorreram para os leitores originais do Apocalipse, Mas isso não significa que as advertências de Apocalipse eram irrelevantes para o público original. As advertências e descrições são relevantes para todas as gerações, inclusive a nossa, mesmo que o Senhor demore em Sua vinda.

O futurismo coincide com a visão favorecida de que o apóstolo João escreveu o livro de Apocalipse nos anos 90, bem depois da destruição de Jerusalém em 70 d.C., Isto significa que, de seu ponto de vista histórico, a Tribulação que ele escreveu não poderia ter sido cumprida em 70, mas deve ser cumprida no futuro.

 

PRÉ-MILENIALISMO FUTURISTA

Muitas abordagens diferentes para a escatologia cósmica foram oferecidas. O que acreditamos ser a mais fiel às Escrituras é o pré-milenismo futurista. Como um refinamento do pré-milenismo dispensacional, o pré-milenismo futurista afirma uma visão futurista da sétima semana de Daniel (Daniel 9:27), que inclui os eventos de Mateus 24 e os julgamentos de selos, trombetas e taças descritos em Apocalipse 6-18. Não só o futuro milenar do Apocalipse 20, como também o período da Tribulação que precede o milênio. Esta compreensão futurista da sétima semana de Daniel contrasta com outras abordagens escatológicas, como o amilenismo e o pós-milenismo, que colocam a septuagésima semana de Daniel e o período da Tribulação nesta época.

O pré-milenismo futurista baseia-se em três crenças principais. Em primeiro lugar, concorda com o uso consistente do método de interpretação gramatical-histórica para todas as áreas da Bíblia, incluindo suas passagens proféticas e escatológicas. Isso significa que as passagens proféticas devem ser entendidas de acordo com seu sentido normal e natural. Esta abordagem leva em consideração os vários gêneros encontrados na Bíblia e o uso de símbolos que transmitem verdades literais. Como resultado, o pré-milenismo futurista espera um cumprimento literal de todas as bênçãos físicas, nacionais, terrestres e espirituais na Bíblia, incluindo as de Israel e as nações.

Segundo, o pré-milenismo futurista mantém a distinção bíblica entre Israel e a igreja e entende que a Bíblia não confunde os dois. A identidade de Israel na Bíblia sempre inclui descendentes físicos de Abraão, Isaque e Jacó. Na verdade, todos os setenta e sete usos de Israel no Novo Testamento referem-se a Israel étnico. Às vezes, o termo Israel é usado apenas para os judeus crentes (Romanos 9.6; Gálatas 6.16), mas nunca é usado para falar de uma comunidade espiritual, independentemente da etnia. Além disso, a igreja nunca é chamada de Israel. Por exemplo, no livro de Atos, Lucas se refere à igreja dezenove vezes e a Israel vinte vezes, mas ele nunca chama a igreja de Israel [e Israel de Igreja]. Isso compelindo demonstra a intenção de Deus em manter essas identidades distintas.

O pré-millenialismo futurista rejeita todas as formas de substituição teológica ou supersessionismo, em que a igreja é vista como a substituição ou o cumprimento de promessas ao Israel nacional de tal forma que elimina o significado teológico de Israel nos planos de Deus. Ela afirma a grande importância da igreja nos propósitos do reino de Deus, mas espera um cumprimento futuro das promessas da aliança de Deus a Israel e às nações em um futuro reino milenar. Israel será salvo e restaurado, e terá um papel de liderança para com as nações. O pré-milenismo futurista entende que a identidade de Israel não se expande para incluir os gentios. Em vez disso, “o povo de Deus” se expande para incluir os gentios ao lado do Israel crente (Isaías 19.24-25). O pré-milenarismo futurista também afirma que o cumprimento das promessas de Deus ocorre por etapas. O que não foi cumprido com a primeira vinda de Jesus deve ser cumprido com eventos que levarão até e incluindo Sua Segunda Vinda.

Terceiro, o pré-milenismo futurista reconhece que a Escritura apresenta um cumprimento vindouro da sétima semana de Daniel, que é um período de sete anos de Tribulação e que vem antes do Reino Milenar terrestre de Jesus (Daniel 9.27). Enquanto a igreja enfrenta a tribulação geralmente nesta era, um futuro período especial de Tribulação envolverá os julgamentos e a ira única e catastrófica de Deus em toda a terra (Apocalipse 6-19). Esta Tribulação inclui os julgamentos dos selos, das trombetas e das taças descritos em Apocalipse 6-16. Esta Tribulação próxima culmina no retorno de Jesus e no estabelecimento de Seu Reino de mil anos na terra. O pré-milenismo futurista contrasta com as crenças teológicas que muitas vezes veem esta era presente entre as Duas Vinda de Jesus como o período de tribulação previsto e o reino de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário