quarta-feira, 10 de maio de 2017

CERTEZA DO CHAMADO DE DEUS

Tenha Certeza de Sua Chamada

Paulo escreveu:
E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que por nós mesmos sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2Co 3.4-5).

A chamada de Paulo não se baseava meramente em autoconfiança, mas na confiança em Deus. A fonte da certeza de sua chamada ministerial vinha de Deus por intermédio de Cristo Jesus. A eficiência ministerial do apóstolo vinha da graça de Deus, e não das metodologias humanistas e mundanas. Paulo submetia-se não a letra, mas ao Espírito Santo. Nós também devemos seguir esse caminho.
Paulo tinha certeza da sua chamada que vinha de Deus por intermédio de Cristo. Esta é a razão por que ele recusou abdicar sua liderança em favor dos falsos mestres em Corinto. Sua chamada era uma responsabilidade recebida de Deus.
Quando Paulo se defende dos ataques dos falsos mestres e apóstolos, ele não o faz para sua própria causa ou glória pessoal. Não era por razões egoístas. Ele certamente não precisava de autoafirmação, “pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança”. Era Deus que o havia chamado, era Deus que lhe dava suficiência no ministério e era Deus que o habilitava na tarefa árdua do santo ministério. Sua chamada era de Deus, e ele estava convicto de que o Deus que chama também habilidade com Seu eterno poder.
Um princípio vital em toda liderança sábia é: UM LÍDER TEM CERTEZA DO SEU CHAMADO!
Aqueles que são inseguros da sua própria vocação não têm a possibilidade de serem pastores, obreiros e líderes eficazes. Nada é mais debilitante para a liderança cristão (ou em qualquer área) do que duvidar de si próprio e viver nas incertezas quanto ao chamado. As pessoas que têm receio sobre seu próprio dom ou chamado nunca serão bons pastores, obreiros e líderes porque, no nível mais básico, elas são incertas sobre se o que estão fazendo é certo. E essa incerteza as torna improdutivas na liderança. Estas pessoas serão naturalmente atormentadas com indecisão, hesitação, timidez e covardia em toda escolha que têm que fazer. Essas coisas são opostas às qualidades essenciais de uma boa liderança ou ministério que glorifica a Deus.
Veja que Paulo nunca oscilou na sua confiança de que Deus o tinha chamado para ser um apóstolo. Outros o questionavam o tempo todo. Afinal de contas, ele não era um dos Doze. Ele era relativamente um recém-chegado à fé em Cristo. Mas, a chamada pela graça de Deus na sua vida, apesar do seu passado, estava clara (cf. At 9.15; 13.2).
Ter certeza da chamada de Deus em nossa vida não é arrogância. Tal confiança em Deus por intermédio de Cristo Jesus é uma força grande e necessária na liderança e no ministério. Quando estamos tão seguros sobre nosso dom, tão enfáticos sobre nossa chamada, nenhuma provação, oposição, calúnia, por mais severa que seja, pode fazer-nos questionar nosso trabalho e nos fazer desistir. Pois, quem nos chamou foi Deus e nos habilitou para o santo ministério. Nossa suficiência vem de Deus e não de nós mesmos!

A CERTEZA LHE DÁ FIRMEZA
Pessoas em liderança que se perdem em duvidar de si mesmas e de seu chamado sempre irão se debater e recuar, porque sempre que as coisas se tornam difíceis elas questionam a validade do que fazem ou do seu chamado. Elas indagam-se: “Eu deveria está aqui? Eu deveria ir para outro lugar? Eu deveria cair fora completamente? Será que Deus realmente me chamou? Esta é a minha vocação? E etc.,”. A menos que nós tenhamos confiança absoluta de que fomos chamados por Deus e dotados por Ele em Cristo Jesus para o que estamos fazendo, toda prova e todo sofrimento, toda perseguição e oposição ameaçarão e impedirão nosso objetivo, trabalho, ânimo e progresso ministerial.
Então, a certeza do nosso chamado nos dá a firmeza necessária em meio às dificuldades que enfrentamos na liderança e no ministério.
A força e continuidade do ministério e liderança na igreja primitiva estavam na confiança e certeza do chamado de Deus que os habilitou por Seu poder. A confiança dos líderes, apóstolos e de todo cristão os tornavam inabaláveis em suas devoções a Deus e a igreja. Não era nenhuma autoconfiança. A autoconfiança é arrogância. Mas era uma convicção forte e inabalável de que eles foram chamados por Deus em Cristo Jesus.
Lembre-se das palavras do grande apóstolo Paulo:
Tal é a CONFIANÇA que temos diante de Deus por meio de Cristo (2Co 3.4 NVI).
Portanto, meus amados irmãos, sede FIRMES, INABALÁVEIS e sempre abundantes na obra do Senhor, SABENDO que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão (1Co 15.58 ARA).

TENHA CERTEZA DA SUA CHAMADA e CONFIANÇA EM DEUS!

Ivan Teixeira
Minister Verbi Divini


Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário