sábado, 8 de dezembro de 2018

HERMENÊUTICA PENTECOSTAL.


Interpretação Bíblica

Desde que o reavivamento pentecostal dos tempos modernos começou, os crentes cheios do Espírito viram a Bíblia como a Palavra de Deus e tomaram isso como valor nominal. Sua experiência do Espírito Santo moldou sua compreensão da Bíblia como a Palavra de Deus, que “não representa apenas testemunho de Deus, mas é a própria Palavra de Deus” (ARCHER, Kenneth J., “Pentecostal Hermeneutics,” Journal of Pentecostal Theology = “Hermenêutica Pentecostal”, Jornal da Teologia Pentecostal). Ainda fiéis a essa visão das Escrituras, os eruditos pentecostais tornaram-se mais hábeis em interpretar as questões do Espírito do que alguns dos intérpretes anteriores. Seguir princípios bíblicos sólidos de interpretação é vital para uma hermenêutica pentecostal.

A experiência pentecostal não deve nos levar a desconsiderar o contexto histórico de uma passagem da Escritura nem seu significado gramatical ao interpretá-la. Todos os princípios de interpretação são importantes, incluindo a experiência e a iluminação do Espírito Santo (ver ARRINGTON. French L. “Hermeneutics, Historical and Charismatic,” Dictionary of Pentecostal and Charismatic Movements = “Hermenêutica, Histórico e Carismático”, Dicionário dos Movimentos Pentecostais e Carismáticos). As Escrituras são espirituais, portanto devem ser entendidas espiritualmente - isto é, pela ajuda atual do Espírito Santo. O próprio Paulo ensina que a iluminação do Espírito é essencial para compreender o significado mais amplo de um texto bíblico.

Até que o Espírito Santo, que tem pleno conhecimento das coisas profundas de Deus, ilumine o texto, sua verdade permanece obscura (1 Coríntios 2:6-16). O Espírito Santo preenche a lacuna de tempo entre a inspiração no passado e a interpretação no presente (MOORE, Rickie. “Pentecostal Approach to Scripture,” The Seminary Viewpoint 8, no. 1 = “Abordagem Pentecostal da Escritura”, O Ponto de Visto do Seminário 8, nº 1). Portanto, assim como a Escritura tem o selo do Espírito sobre ela, a interpretação sonora também tem a marca do Espírito sobre ela (STRONSTAD, Roger. Spirit, Scripture & Theology = Espírito, Escritura e Teologia). Em suma, o que foi dado pelo Espírito deve ser interpretado pela ajuda do Espírito.


Ensinando Doutrina a partir das Narrativas Bíblicas

Alguns estudiosos modernos rejeitaram as narrativas bíblicas como base para o ensino da doutrina. Devemos ter em mente que toda a Escritura é inspirada por Deus e é proveitosa para a doutrina (2Tm 3:16). Uma gama completa de gêneros (formas literárias) pode ser encontrada na Bíblia - narrativa histórica, código legal, poesia, parábolas, escrita apocalíptica, evangelhos, epístolas e assim por diante. A narrativa compõe mais da Bíblia do que qualquer outra forma, e tanto Jesus como Paulo usaram as narrativas do Antigo Testamento para ensinar a doutrina (Marcos 2:25-26; 10:6-9; 1 Coríntios 10:1-11). Isto significa que quando lemos as histórias da Bíblia, não apenas aprendemos fatos históricos, mas também que o escritor inspirado tem uma perspectiva teológica sobre o que aconteceu, isto é, verdades que devem ser tiradas da história. Frequentemente, ele escolherá histórias com um tema básico (ou temas) e enfatizará repetidamente a verdade específica que ele deseja ensinar (KEENER, Craig S., “Rightly Understanding God’s Word,” = “Compreender Corretamente a Palavra de Deus”, The Pneuma Review 8, no. 2).

Lucas escreveu o terceiro Evangelho e o Livro de Atos, ambos narrativos históricos e constituem um único trabalho. Além de historiador, Lucas é creditado por vários eruditos bíblicos como sendo um teólogo em seu próprio direito. Isso significa que Lucas viu Deus trabalhando na história e que ele usa a história para apresentar sua teologia, esperando que seus leitores tirem lições doutrinárias e morais dos relatos. Falando a este ponto, J. Ramsey Michaels, um proeminente erudito não pentecostal, diz: “Não há nada de errado em princípio com derivar crenças e práticas normativas das narrativas” (“Evidências do Espírito, ou o Espírito como Evidência?”. - Reflexões pentecostais = “Evidences of the Spirit, or the Spirit as Evidence? Some non-Pentecostal Reflections,” Initial Evidence, ed. by Gary B. McGee).

O livro de Atos, portanto, não deve ser visto meramente como história, mas também como base para a doutrina. De fato, é apropriado estabelecer doutrina não apenas nas porções didáticas da Escritura, mas também nos relatos narrativos em Atos sobre o derramamento do Espírito Santo (2:1-4; 8:14-24; 10:1-48; 19:1-7). Nestas narrativas, Lucas registra a experiência pentecostal, com base no que tem sido chamado de "precedente histórico", que alguns negam deve ser usado para estabelecer a doutrina. Roger Stronstad observa atentamente:
A teologia pentecostal não é derivada principalmente da narrativa histórica com base no precedente histórico. Ao contrário, a teologia pentecostal é derivada das chamadas porções didáticas da narrativa de Lucas. Especificamente, ela é derivada das seguintes porções didáticas: (1) o ensino de Jesus, (2) os sermões e ensinamentos dos apóstolos e (3) termos teológicos que estão embutidos na narrativa histórica cujos significados são moldados por sua pré-história e não do que da própria narrativa (“Hermenêutica Pentecostal”, Pneuma 15, nº 2).

Alguns insistem que as narrativas são apenas descritivas e que o precedente histórico não deve ser usado para estabelecer o que deve ser fundamental para a experiência e doutrina cristãs, como um batismo pós-conversão no Espírito acompanhado de falar em línguas. É verdade que, como os não-pentecostais apontam, não há declaração escriturística de que a experiência dos discípulos no Pentecostes é para todos os crentes e as línguas são a evidência da experiência. Da mesma forma, não há afirmação de que Deus existe em três pessoas nem que Cristo é totalmente Deus e totalmente homem, mas concluímos pelo ensino da Escritura que ambos são verdadeiros. De que outra forma poderíamos justificar a doutrina da Trindade e que Cristo é humano e divino, mas uma só pessoa?
No entanto, Lucas em seu Evangelho faz um relato narrativo da vida e ministério de Cristo, e faz o mesmo em Atos em relação à vida e ministério da igreja primitiva. Nos dois livros, Lucas registra a história e ensina a doutrina. A unidade de Lucas-Atos exige que reconheçamos a unidade do histórico e doutrinal em ambos os livros (ver STRONSTAD, Spirit, Scripture & Theology). Com a atividade do Espírito Santo central para Lucas-Atos, na narrativa de abertura deste Evangelho, o dom carismático do Espírito é concedido a Jesus no Seu batismo por João (Lucas 3:21-22). Da mesma forma, no início da narrativa de Atos, o Espírito enche os discípulos no dia de Pentecostes (Atos 2:4). A partir desse derramamento do Espírito, vemos um padrão recorrente que inclui o batismo no Espírito que é distinto e separado da conversão e acompanhado pela glossolalia (8:14-24; 9:17; 10:44-46; 19:1-7). O Batismo no Espírito é uma experiência para todos os crentes não limitada a qualquer grupo étnico, classe social ou localização geográfica: “Porque a promessa é para vocês e seus filhos e para todos os que estão distantes, tantos quantos o Senhor nosso Deus quiser chama a si mesmo” (2:39). Deus iniciou e comandou essa experiência (Lucas 24:49; Atos 1: 8; 2: 14 e segs.).
A experiência dos discípulos em Atos 2 seguiu o padrão estabelecido pela experiência de Jesus no Seu batismo (Lucas 3: 21-22), e a experiência dos discípulos no Dia de Pentecostes é o modelo para todos os outros crentes - incluindo os crentes em Samaria, Saulo de Tarso, a casa de Cornélio e os discípulos em Éfeso. Assim, além de Atos 2, Lucas dá quatro outros relatos narrativos de experiências semelhantes às dos discípulos no Pentecostes. Ao examinarmos e revisarmos esses cinco relatos do derramamento do Espírito, nosso foco está no fenômeno de falar em línguas (idiomas) como a evidência física inicial do batismo no Espírito. - (ARRINGTON, French. Issues in Contemparary Pentecostalism. Copyright © 2012 pela Pathway Press. 1080 Montgomery Avenue, Cleveland, Tennessee 37311).


IVAN TEIXEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário