sexta-feira, 17 de julho de 2020

E NO ESPÍRITO SANTO: A plenitude da igreja!

2.1: Quando o dia de Pentecostes foi completado.

A imagem pode conter: 1 pessoaOs artigos afirmativos do Credo de Nicéia de 325 concluem com as palavras “e no Espírito Santo”, sem maiores explicações. Mas foi a expansão destas palavras sobre a doutrina do Espírito Santo nos artigos finais do Credo Niceno-Constantinopolitano de 381 que fez deste último credo uma confissão completa da Trindade de uma maneira que o credo de 325 não tinha sido, e é por isso que “a exposição do dogma da Trindade é o tema teológico fundamental do festival de Pentecostes”. Mas o Credo Niceno-Constantinopolitano não se contentou em repetir o método que empregara em seus artigos sobre a segunda hipóstase da Trindade - “gerado desde o Pai antes de todas as eras, luz da luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado não feito, consubstancial [ὁμοούσιος ] com o Pai” – explicando por que uma confissão de fé na terceira hipóstase era legítima porque o Espírito estava “procedendo do Pai, co-adorado e co-glorificado com o Pai e o Filho” (→4: 24–30 ). Em vez disso, o assunto desses artigos de encerramento era a plenitude da igreja como “una, santa, católica e apostólica”, pois ela era constituída pelo batismo e sustentada pela esperança da vida eterna.

Portanto, a tradução da AV, “quando o dia de Pentecostes veio completamente” aqui, como o cum completetur da Vulgata , é uma tentativa de transmitir uma ênfase na “plenitude” (πλήρωμα) do Espírito Santo, que parece ser sugerido pelo grego ἐν τῷ συμπληροῦσθαι , mas que não vem de forma tão explícita no mais prosaico "veio" de RSV e NRSV ou até mesmo o "veio em volta" do NJB. Há pelo menos dois paralelos significativos a esta locução em outras partes do Novo Testamento: a “o ponto principal da passagem” da transição para a história da paixão no Evangelho de Lucas, “Quando os dias para o seu ser levantado foram cumpridos [ ν τῷ συμπληροῦσθαι τὰς ἡμέρας τῆς ἀναλήμψεως αὐτοῦ], pôs o rosto para ir a Jerusalém” (Lucas 9:51 ); e as palavras de Paulo, "Quando a plenitude do tempo chegou [ ὅτε δὲ ἦλθεν τὸ πλήρωμα τοῦ χρόνου ], Deus enviou seu Filho" ( Gálatas 4: 4 AV). Como é evidente em ambas as passagens, a primeira sobre a paixão e a segunda sobre a encarnação, a ênfase em que o tempo tenha “chegado completamente” é “não entendido em um sentido estritamente cronológico, mas no contexto da história da salvação”.” A vinda do Espírito Santo aos discípulos no Pentecostes cumpriu “a promessa do Pai, a qual, ele disse, vocês ouviram da minha boca” (1:4 TPR), que, como Lucas havia escrito anteriormente (Lucas 12.2) e como o Evangelho de João descreveu em uma extensão consideravelmente maior ( João 14: 16–17; 15:26–27; 16:7–15), havia sido dado por Jesus durante os dias de seu ministério terrestre.

Este tema teológico da conexão entre o Espírito Santo e “plenitude” percorre toda a narrativa de Atos. Aqui no evento de Pentecostes, “todos foram cheios do Espírito Santo” (2:4); e aqui no sermão de Pentecostes de Pedro (2:28), a promessa do Salmo (Salmo 16:11 LXX), “tu me enche de alegria com o teu semblante”, é dito que foi realizado exclusivamente em Jesus. Cristo. Como ele estava defendendo a mensagem diante do sumo sacerdote, “Pedro [estava] cheio do Espírito Santo” (4:8), e a companhia dos crentes “foram todos cheios do Espírito Santo e falaram a palavra de Deus com ousadia para quem estava disposto a acreditar” (4:31TPR). Em um contraste dramático entre as duas maneiras diametralmente opostas de "estar cheio", com Ananias era "Satanás [que] encheu seu coração para mentir ao Espírito Santo" (5:3). O requisito estipulado para os novos diáconos que deveriam ser nomeados era que eles fossem “cheios do Espírito e da sabedoria” (6:3); e um deles era “Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo” (6:5), que era “cheio de graça e poder” (6:8) e que na morte como protomártir, “cheio de Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus à direita de Deus” ( 7:55 ). Barnabé, também, “era um homem bom, cheio do Espírito Santo e da fé” (11:24). Depois de sua conversão, Saulo foi assegurado por Ananias que ele iria "recuperar [sua] visão e ser preenchido com o Espírito Santo" (9:17), e assim "Saulo, que também é chamado Paulo, [foi] preenchido com o Santo Espírito” quando denunciou o feiticeiro como “filho do diabo, inimigo de toda a justiça, cheio de todo engano e vilania” (13:9-10). Não só Paulo, mas todos os “discípulos estavam cheios de alegria e com o Espírito Santo” (13:52).

Embora, como os defensores da ortodoxia tiveram de reconhecer, não havia orações litúrgicas precoces dirigida ao Espírito Santo (→5:3-4) como havia para o Filho de Deus (7:59), para que eles não pudessem usar tais orações como textos de prova para a divindade do Espírito (→4: 24-30) - a grande exceção é a Gloria Patri, com variantes nas preposições que se tornaram motivo de controvérsia - a formulação definitiva do dogma da Santíssima Trindade pelo Primeiro Concílio de Constantinopla em 381 eventualmente deu origem a tais orações ao Espírito Santo. Antes da abertura formal da Liturgia de São João Crisóstomo, o sacerdote ora ao “Rei Celestial, o Consolador, o Espírito da verdade, que está em toda parte e preenche todas as coisas”; e no Ocidente latino, provavelmente no século IX, surgiu a oração pela plenitude que o Espírito Santo concede:

Veni, Criador Spiritus , Venha, Espírito Santo, Criador Bendito,
mentes tuorum visita, Conceda-se em nossas almas para descansar.
imple gratia Superna , Venha com o teu poder e ajuda celestial,
quae tu creasti, pectora . E enche os corações que fizeste.

É cantado não apenas no Pentecostes, mas para as ordenações e para a abertura dos sínodos e dos concílios da igreja 10 - e qualquer conselho da igreja que cante na abertura deve estar preparado para lidar com as possíveis consequências! É também o texto do primeiro movimento da Oitava Sinfonia de Gustav Mahler.


PELIKAN, Jaroslav (2005). Acts. (Brazos Theological Commentary on the Bible) Grand Rapids, MI: Brazos Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário